Jovens da Fundação CASA em São Carlos visitam Escola de Engenharia da USP

Adolescentes, que participam do curso “Meu Emprego”, se encantaram com estudos e projetos desenvolvidos no local

 

Como estratégia para estimular o interesse pelo mercado de trabalho e de pensar no desenvolvimento de uma carreira, oito adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA em São Carlos visitaram na última sexta-feira (30/08) a Escola de Engenharia de São Carlos, no campus da Universidade de São Paulo (USP).

Os rapazes, com idades entre 16 e 18 anos e que participam do curso “Meu Emprego” no centro de atendimento da Fundação CASA, se encantaram com as pesquisas acadêmicas e projetos com a iniciativa privada desenvolvidos nos departamentos de Engenharia de Computação, Engenharia Aeronáutica e Engenharia Ambiental.

O foco da visita foi promover o contato dos jovens com profissões que exigem formação de nível superior, assim como conhecer experiências de parcerias entre a universidade e a iniciativa privada. A maioria dos adolescentes que participaram já cursa o Ensino Médio, sendo que um deles, durante as oficinas do “Meu Emprego”, manifestou interesse em seguir carreira na área aeronáutica e espacial.

De acordo com o agente educacional Carlos Eduardo Mauricio, que ministra as oficinas no CASA São Carlos e acompanhou os jovens, a visitação foi um potente instrumento metodológico. “Os garotos passaram a compreender e refletir mais sobre a importância da formação acadêmica em algumas profissões”, explicou. “Eles saíram de lá instigados com a possibilidade de se formar em algum ramo da engenharia.”

Em cada departamento, sob acompanhamento e orientações de professores de cada área, os adolescentes se aprofundaram sobre os requisitos e formação necessários para cada carreira e como são desenvolvidos os projetos com participação dos alunos da USP.

Na Engenharia de Computação, por exemplo, se surpreenderam ao saber de uma parceria realizada com uma multinacional para o aprimoramento de celulares. Já na Engenharia Aeronáutica, ficaram instigados com o funcionamento, produção e utilização de drones para medição de níveis de gás carbônico (CO2), enquanto na Engenharia Ambiental se conscientizaram sobre a importância de planejar e utilizar novas técnicas sustentáveis.

Segundo a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a abertura das instituições de ensino superior é fundamental para os adolescentes da Fundação CASA. “O contato com o universo acadêmico permite que eles conheçam possibilidades de formação para o mercado de trabalho e possam começar a sonhar com uma graduação”, afirma a presidente.

Ainda acompanharam a visitação o agente educacional Camila Drumond e os agentes de apoio socioeducativo Carlos Valério, Juliano Sonego e Marcio Gomes.

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