Jovens do Complexo Santo André participam de workshop com chef de cozinha

Chef Freitas, da região da Granja Viana, ensinou aos jovens técnicas de panificação, higiene e manipulação de alimentos

Um grupo de 10 jovens do CASA Santo André II (DRL) participaram na última sexta-feira (27/08), das 14h às 18h, de um workshop de culinária, ministrada pelo chef Luciano Marinho de Freitas. A aula foi realizada no próprio centro socioeducativo, no ABC paulista.

O chef Freitas, da região da Granja Viana, ensinou aos jovens técnicas de panificação, higiene e manipulação de alimentos. Além disso, contou sua trajetória profissional e deu dicas importantes para os que desejam atuar no universo da gastronomia.

Engajado em promover ações sociais, o chef Freitas, recentemente, também realizou a oficina para outro grupo de internos no CASA Santo André I. Ao todo, 20 adolescentes que cumpre medida socioeducativa em Santo André participaram do curso.

“É muito gratificante através da gastronomia proporcionar a esses jovens algo que pode transformar a vida deles. Fico mais ansioso do que eles para viver essa experiência”, comentou.

A iniciativa foi viabilizada por intermédio da juíza da vara da infância e da juventude de Santo André, Dra. Soraia Lorenzi Buso.

O jovem Francisco (nome fictício), que cumpre medida socioeducativa no CASA Santo André II, estava na expectativa de participar da aula. “Ele já trabalhou como pizzaiolo e tem como meta retomar o trabalho após cumprir sua medida socioeducativa”, contou o diretor do centro de atendimento, André Barboza.

De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, ações como essas ampliam as possibilidades dos jovens de inserção no mercado de trabalho.

“É um meio de aproveitamento prático e imediato de aprendizado que possibilita aos jovens chances de empregabilidade após a desinternação”, disse.