Jovens da Fundação CASA em Guarulhos visitam o Museu das Favelas
Por meio de exposições, adolescentes se aprofundaram na história dos Racionais MC’s no equipamento cultural localizado no coração da capital paulista

Rap, funk, arte, resistência e sobrevivência, tudo junto e misturado. Nesse contexto, dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Guarulhos, no município da Região Metropolitana de São Paulo, visitaram o Museu das Favelas, que hoje se encontra no quadrilátero histórico do Páteo do Colégio, local de fundação da cidade de São Paulo.
No equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), os adolescentes, com idades entre 17 e 18 anos, se aprofundaram na história da icônica banda de rap Racionais MC’s por meio da exposição “Racionais MC’s: O Quinto Elemento”, que celebra os 35 anos de carreira e mostra a trajetória do grupo e sua relação de irmandade e conexão com os fãs. A visitação gratuita aconteceu no dia 26 de março.
A imersão, contudo, começou antes, numa atividade orientada pelo profissional de Educação Física Eduardo Martins, que atua na Fundação CASA Guarulhos. Os jovens, que estão no Ensino Médio, assistiram ao documentário “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”, da Netflix, que mostra o impacto social e cultural da banda formada por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue.

Na exposição, acompanhados do profissional de Educação Física e da agente educacional Fernanda Santos, puderam ver fotos, quadros, discos premiados e objetos utilizados pelos integrantes.
A viagem pelas culturas das periferias não parou por aí. Os adolescentes ainda conferiram exposições de longa duração e temporárias, como a mostra “Funk Arte E Resistência”, que celebra o funk paulista, as artes visuais e a força criativa vindas das favelas.
“A abertura dos equipamentos como museus permite que os adolescentes que atendemos tenham acesso aos bens culturais, se percebam como parte da convivência social e vejam que as vivências da periferia também são parte da cultura brasileira”, afirma a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
O Museu das Favelas é um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas brasileiras. Com entrada gratuita e aberto a todos os públicos, propõe uma viva programação cultural e educativa, exposições, Centro de Referência e Biblioteca.