Jovens da Fundação CASA em Guarulhos visitam o Museu das Favelas

Por meio de exposições, adolescentes se aprofundaram na história dos Racionais MC’s no equipamento cultural localizado no coração da capital paulista

 

A foto mostra um quadro exposto no Museu com diversas fotos de tatuagens dos integrantes do Racionais, sendo que os dois jovens da Fundação CASA estão à sua frente, em pé, observando. Um deles aponta uma das tatuagens
Jovens da Fundação CASA Guarulhos visitaram exposição sobre os Racionais MC’s

Rap, funk, arte, resistência e sobrevivência, tudo junto e misturado. Nesse contexto, dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Guarulhos, no município da Região Metropolitana de São Paulo, visitaram o Museu das Favelas, que hoje se encontra no quadrilátero histórico do Páteo do Colégio, local de fundação da cidade de São Paulo.

No equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), os adolescentes, com idades entre 17 e 18 anos, se aprofundaram na história da icônica banda de rap Racionais MC’s por meio da exposição “Racionais MC’s: O Quinto Elemento”, que celebra os 35 anos de carreira e mostra a trajetória do grupo e sua relação de irmandade e conexão com os fãs. A visitação gratuita aconteceu no dia 26 de março.

A imersão, contudo, começou antes, numa atividade orientada pelo profissional de Educação Física Eduardo Martins, que atua na Fundação CASA Guarulhos. Os jovens, que estão no Ensino Médio, assistiram ao documentário “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”, da Netflix, que mostra o impacto social e cultural da banda formada por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue.

A imagem mostra outra exposição do Museu, em que os adolescentes em pé, acompanhados de duas mulheres adultas, observam duas esculturas que utilizam tecidos, expostas sobre duas bancadas
Jovens visitaram diferentes exposições do Museu das Favelas

Na exposição, acompanhados do profissional de Educação Física e da agente educacional Fernanda Santos, puderam ver fotos, quadros, discos premiados e objetos utilizados pelos integrantes.

A viagem pelas culturas das periferias não parou por aí. Os adolescentes ainda conferiram exposições de longa duração e temporárias, como a mostra “Funk Arte E Resistência”, que celebra o funk paulista, as artes visuais e a força criativa vindas das favelas.

“A abertura dos equipamentos como museus permite que os adolescentes que atendemos tenham acesso aos bens culturais, se percebam como parte da convivência social e vejam que as vivências da periferia também são parte da cultura brasileira”, afirma a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

O Museu das Favelas é um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas brasileiras. Com entrada gratuita e aberto a todos os públicos, propõe uma viva programação cultural e educativa, exposições, Centro de Referência e Biblioteca.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP