Jovens da Fundação CASA de Sorocaba ampliam repertório musical e conhecem a MPB
Projeto, que estimula o processo educativo por meio da música criou um coral para ensaiar sucessos do gênero
Oito jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Sorocaba IV participaram recentemente do projeto “MPB e arte moderna”, desenvolvido dentro do centro socioeducativo.
A ação teve como foco estimular o processo educativo, por meio da música, como mais uma alternativa para o desenvolvimento dos adolescentes.
O projeto consistiu na formação de um coral, que ensaiou quatro músicas: “Andança”, de Bete Carvalho, “Construção” de Chico Buarque, “Como nossos pais”, de Elis Regina e “Águas de Março”, de Tom Jobim.
Além de cantarem as músicas, eles também apresentam seus ritmos e a história. As músicas ensaiadas foram apresentadas para os demais adolescentes no dia 09/08, junto as aulas do Ensino Formal, ministrada pelo professor Williams Teixeira Leite.
O coordenador pedagógico do CASA, Bruno Ricardo Ferreira, destaca ainda outra face importante do projeto. “Também mostramos para os adolescentes a importância histórica da MPB, colaborando com aflorar da sensibilidade e do maior interesse pelas raízes da nossa cultura popular, que é pouco explorada pelos jovens de hoje”, completou.
Ele acrescenta ainda que muitos dos adolescentes participantes nunca tiveram contato com esse gênero musical. “Alguns deles não conheciam nenhuma das canções ensaiadas e o projeto expandiu o conhecimento musical deles”, concluiu.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/