Jovens da Fundação CASA de São Carlos e Itapetininga são finalistas da Copa CASA de Futebol

Decisão do título e disputa do terceiro lugar acontecem no início de abril; competição destaca o talento de jovens em medida socioeducativa
 
Foto de um jogo de futebol em um estádio profissional. Os jogadores estão distribuídos pelo campo, com alguns usando coletes rosas. As arquibancadas têm algumas pessoas assistindo, e o céu está nublado.
Jovens da Fundação CASA de São Carlos e Itapetininga são finalistas da Copa CASA de Futebol. A decisão acontece no dia 2 de abril, em Santana de Parnaíba (Divulgação/FCASA)

A XX Copa CASA de Futebol conheceu seus finalistas após partidas emocionantes realizadas nesta quarta-feira (19/3), em um estádio profissional em Santana de Parnaíba. Com apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), as semifinais contaram com arbitragem profissional e bolas oficiais, garantindo um alto nível técnico aos confrontos.

No primeiro duelo, os jovens da Fundação CASA São Carlos e Mário Covas, da capital paulista, protagonizaram uma disputa equilibrada, que terminou empatada em 0 a 0 no tempo normal. A decisão foi para os pênaltis, e a equipe São Carlos levou a melhor, vencendo por 5 a 4 em uma disputa acirrada até a última cobrança.
 
Já na segunda semifinal, o CASA Esperança, de Itapetininga, mostrou eficiência no ataque e venceu o CASA Juquiá, de São Paulo, por 4 a 2, garantindo a outra vaga na grande final. O jogo foi movimentado e repleto de emoção, com os jovens demonstrando habilidade e determinação em campo.
 
Agora, os CASAs São Carlos e Esperança se preparam para a grande final, que será realizada no dia 2 de abril, novamente em Santana de Parnaíba. No mesmo dia, os centros socioeducativos Mário Covas e Juquiá entram em campo para disputar o terceiro lugar.  Ao final da competição, os três primeiros colocados receberão troféus e medalhas, enquanto o quarto lugar será premiado com medalhas.
 
A gerente de Educação Física e Esporte da Fundação CASA, Janaina de Brito Asprino, ressaltou os benefícios do torneio para os adolescentes. “Além de proporcionar momentos de lazer e integração, o campeonato estimula valores essenciais, como trabalho em equipe, respeito e disciplina. A cada edição, percebemos o impacto positivo do esporte na formação desses jovens”, destacou.
 
A Copa CASA tem se consolidado como uma vitrine para o talento esportivo dos adolescentes em medida socioeducativa, promovendo inclusão e valorizando o esporte como ferramenta de transformação social.
 
“O futebol é uma paixão para muitos desses jovens e, por meio do torneio, eles vivenciam essa experiência de forma saudável. O esporte tem um papel fundamental na construção de novos caminhos para esses adolescentes”, enfatizou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
 
Copa CASA de Futebol
A Copa CASA de Futebol é o maior campeonato de futebol masculino do Brasil voltado para adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Realizada anualmente desde 2005 — com exceção de 2021, quando foi suspensa devido à pandemia de Covid-19 — a competição acontece em duas etapas: regional e estadual.
 
Na fase regional, os centros socioeducativos competem dentro de suas divisões regionais, e os campeões avançam para a etapa estadual. Já na fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, as oito equipes classificadas disputam quartas de final, semifinais e final, seguindo o formato eliminatório até a definição do campeão.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP