Jovens da Fundação CASA de São Bernardo realizam visitas culturais ao Sesc Paulista e Museu do Café
Atividades oferecem experiências transformadoras e estimulam novos caminhos profissionais aos adolescentes
Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) São Bernardo do Campo I tiveram a oportunidade de explorar importantes espaços culturais do estado de São Paulo: o Sesc Paulista, na capital paulista, e o Museu do Café, em Santos.
Durante a visita ao Sesc Paulista, cinco jovens puderam apreciar a mostra “Novo Poder: passabilidade”, do artista carioca Maxwell Alexandre. A exposição ofereceu uma experiência reflexiva, explorando temas como identidade, poder e passagem.
O trabalho do artista provocou reflexões entre os adolescentes sobre as realidades sociais e culturais do Brasil, além de desafiar estereótipos. Após a mostra, os jovens também visitaram o famoso mirante do edifício, que oferece uma vista deslumbrante da Avenida Paulista, símbolo de importância financeira e cultural para a cidade.
“A visita ao Sesc Paulista foi um momento de ampliar horizontes e estimular a reflexão dos adolescentes. Vivenciar um espaço de cultura e aprendizado contribui para que enxerguem novas possibilidades e caminhos de transformação pessoal”, destacou a diretora do CASA São Bernardo I, Shirlei Claudino da Silva.
Já no dia 1º de novembro, quatro adolescentes conheceram o Museu do Café, um espaço reconhecido por preservar a história do café no Brasil e no mundo. Os jovens participaram de um curso de barista, no qual aprenderam sobre as etapas da produção do café, desde o plantio até a xícara, além de adquirir noções práticas sobre preparo e qualidade da bebida.
“Essa vivência foi especialmente significativa para eles, despertando o interesse por novas profissões e oferecendo uma experiência direta com uma das mais tradicionais indústrias brasileiras”, reforçou Shirlei.
“A Fundação CASA valoriza as ações que integram educação e cultura, proporcionando aos jovens novas perspectivas de futuro e qualificação profissional. É fundamental que eles tenham acesso a atividades que ampliem seus conhecimentos e os preparem para uma reintegração social mais consciente e positiva”, declarou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.