Jovens da Fundação CASA de Ribeirão Preto participam de oficina sobre sentimentos

Ação faz parte das atividades propostas durante a Semana da Juventude para os jovens do Projeto Explorando o Currículo (PEC)

Os adolescentes que cumprem medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Cândido Portinari, em Ribeirão Preto participaram recentemente de uma oficina sobre o tema sentimentos e emoções.

A ação fez parte das atividades propostas durante a Semana da Juventude para os jovens do Projeto Explorando o Currículo (PEC), aplicado durante a medida de internação provisória.

A oficina foi realizada pela professora Fabiana Médico, da escola vinculadora E.E Rosangela Basile e acompanhada pela agente educacional, Rita Bulgarelli.

Durante atividade, os adolescentes assistiram ao filme “Divertidamente”, de 2015, produzido pelo estúdio Pixar.

A animação conta a história da jovem Riley, de 11 anos, na perspectiva de cinco emoções personificadas: Alegria, que é a líder do grupo, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza.

Na trama, todas habitam uma sala de controle, localizada na mente de Riley. Uma discussão gerada entre as emoções no local acaba por ejetar Alegria e Tristeza para fora dela.

Para retornarem à sala de controle, as duas emoções passam por diferentes desafios, vagando pelas as ilhas do pensamento, que representam as características da personalidade da garota.

No final do filme, Alegria percebe que é necessário dar espaço para que as demais emoções se manifestem de acordo com as situações vividas pela jovem.

Após assistirem ao filme, os jovens então participaram de uma roda de conversa, cuja temática foi “As emoções na era digital: como nos manifestamos através de símbolos como os emojis”.

Ao final, a professora propôs a confecção de um emoji de tecido customizado pelos adolescentes, onde cada um montou, costurou e finalizou o seu.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA, Ivone Karina Dias da Silva, a atividade foi muito positiva. “Os jovens participaram bastante da oficina, e tiveram a oportunidade de falarem sobre seus sentimentos e emoções”, acrescentou.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, elogia a iniciativa do centro socioeducativo. “A adolescência é uma fase onde há uma mudança grande na parte emocional. Por isso, trabalhar essas questões com os jovens é essencial”, concluiu.


Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP