Jovens da Fundação CASA de Ribeirão Preto participam de atividades do Setembro Amarelo em ação da Escola de Enfermagem da USP-RP
Ação foi coordenada por professora-doutora e alunos bolsistas de projeto de pesquisa em saúde mental
Mais de 50 jovens que cumprem medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Rio Pardo, em Ribeirão Preto, participaram no domingo (29/09) de atividades sobre o Setembro Amarelo, que foram desenvolvidas pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.
A campanha, realizada ao longo do mês de setembro, tem como objetivo combater o suicídio, por meio da conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental.
A ação foi coordenada pela professora-doutora, Jacqueline de Souza, e seis alunos bolsistas do projeto de pesquisa voltados ao tema.
Durante as atividades, os jovens participaram de uma simulação de um acampamento, onde os grupos foram convidados a interagirem e debaterem questões como o respeito mútuo, o senso de responsabilidade e também formas de executar as atividades cotidianas de modo a proporcionar experiências mais significativas, interessantes e agradáveis.
Ao final da atividade, ocorreru uma roda de conversa visando obter um feedback e a avaliação dos participantes em relação às questões de aprendizagem e às ações propostas.
De acordo com coordenador pedagógico do CASA, Eliano Moreira, a atividade gerou reflexões importantíssimas para os adolescentes. “Queremos que eles saiam mais fortalecidos em relação aos sentimentos e emoções, e que entendam a importância da valorização da vida”, destacou.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ações como essa são essenciais para a divulgação da importância da saúde mental. “A campanha Setembro Amarelo é o momento certo para mostrar que devemos nos preocupar sempre com a saúde da nossa mente, buscando ajuda e acolhimento quando necessário”, concluiu.