Jovens da Fundação CASA de Praia Grande visitam Museu da Imigração e conhecem história dos imigrantes no Brasil

 
Experiência educativa destaca as origens da identidade paulista 
 
Grupo de adolescentes do CASA Praia Grande I observa a fachada do Museu da Imigração, acompanhados por guias e servidores.
Adolescentes do CASA Praia Grande I conhecem a fachada histórica do Museu da Imigração durante visita guiada (Divulgação/FCASA)
 
Quatro adolescentes da Fundação CASA Praia Grande I participaram de uma visita ao Museu da Imigração, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo. A atividade ocorreu em 18 de fevereiro e proporcionou aos jovens um mergulho na história da imigração no Brasil, destacando o papel da antiga hospedaria que recebeu milhares de imigrantes vindos para trabalhar nas fazendas de café. 
 
Durante a visita, os adolescentes puderam conhecer registros fotográficos e documentais da chegada dessas famílias, a maioria europeias, que desembarcavam no Porto de Santos e eram encaminhadas de trem para a Hospedaria de Imigrantes. Um dos aspectos que mais se destacaram foi a informação de que o governo paulista arcava com os custos da viagem dos imigrantes, os quais permaneciam no local por um curto período antes de prosseguirem para o interior.
Adolescentes do CASA Praia Grande I interagem com painéis informativos e uma mesa digital em exposição no Museu da Imigração.
Jovens exploram exposição interativa no Museu da Imigração, aprendendo sobre migração e mudanças climáticas (Divulgação/FCASA)
 
“Foi uma experiência enriquecedora para os jovens, pois eles puderam visualizar e compreender a importância da imigração na construção da nossa sociedade”, destacou a coordenadora pedagógica do CASA Praia Grande I, Vânia Lúcia. “Os áudios com relatos dos imigrantes foram momentos impactantes, permitindo que eles se conectassem com as histórias e percebessem como diferentes culturas ajudaram a formar a identidade paulista”, completou.
 
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ações como essa são fundamentais no processo de ressocialização. “Oferecer oportunidades de aprendizado fora do ambiente institucional é essencial para a formação desses jovens. Conhecer a história da imigração permite que eles reflitam sobre suas próprias trajetórias e compreendam a diversidade cultural que compõe o estado de São Paulo”, afirmou.

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