Jovens da Fundação CASA de Marília participam de palestra sobre educação sexual e reprodutiva
Projeto Previna promove capacitação e conscientização sobre saúde sexual para adolescentes e colaboradores
Cerca de 55 jovens da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Marília participaram, no dia 28 de novembro, de uma palestra educativa ministrada pelo médico Marcos da Paz Santana. A palestra abordou temas essenciais, como educação sexual e reprodutiva, gravidez precoce, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e métodos contraceptivos.
Durante a atividade, os jovens tiveram a oportunidade de interagir, esclarecer dúvidas e discutir questões relacionadas à saúde sexual. A atividade utilizou materiais didáticos do projeto Previna, desenvolvido pela Superintendência de Saúde (SUPSAU) da Fundação CASA, que visa promover a conscientização sobre saúde sexual e bem-estar.
“A equipe de saúde do CASA Marília, em parceria com outras áreas, tem realizado ações fundamentais para o desenvolvimento dos adolescentes. O Previna é um exemplo dessa integração, que faz a diferença na vida dos jovens”, destacou a diretora da Unidade de Atenção Integral à Saúde do Adolescente (UAISA) da Divisão Regional Oeste (DRO), Cybelle Machado Cruvinel.
Além da palestra para os jovens, o projeto Previna também oferece oficinas de capacitação para os profissionais de atendimento direto, com o objetivo de orientá-los sobre como desenvolver atividades de educação em saúde, sexualidade e planejamento familiar, utilizando os materiais didáticos distribuídos pelo projeto.
Para Claudia Carletto, presidente da Fundação CASA, essas ações são essenciais para a formação integral dos jovens. “A educação sobre saúde sexual e reprodutiva é um pilar fundamental para o desenvolvimento saudável dos adolescentes. A parceria entre as áreas de saúde e pedagogia fortalece o nosso compromisso com a educação e a conscientização, contribuindo para um futuro mais consciente e preparado para os desafios da vida adulta”, afirmou.