Jovens da Fundação CASA de Marília exploram literatura em exposição e concurso de redação

Adolescentes em medida socioeducativa reescrevem histórias, recebem prêmios e ampliam perspectivas com atividades educativas

Quatro adolescentes observam quadros coloridos expostos em uma sala decorada com um mural vibrante e livros sobre uma mesa.
Adolescentes do CASA Marília em visita à exposição inspirada no livro “Canavial – Os Vivos e os Mortos”, unindo arte, literatura e criatividade. (Divulgação/FCASA)
A biblioteca da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Marília se transformou em um palco de inspiração e aprendizado entre os meses de novembro e dezembro de 2024, com a exposição de quadros e um curta-metragem baseados no livro “Canavial – Os Vivos e os Mortos”, escrito por Ramon Barbosa Franco. A amostra trouxe ilustrações que representaram passagens marcantes da obra e vídeos que expandiram a narrativa por meio da linguagem audiovisual, oferecendo aos jovens uma experiência enriquecedora sobre temas como relações humanas e superação. Cada adolescente recebeu um exemplar do livro, incentivando o contato com a literatura.
 
O ponto alto das atividades ocorreu em 13 de dezembro, quando Caká Cerqueira César, jornalista, empresária, produtora cultural e ativista social, ministrou a palestra “Escreva um novo final: Inspire-se através da literatura para conduzir a sua vida”. Durante o encontro, ela incentivou os jovens a refletirem sobre suas escolhas e a considerarem novas possibilidades de transformação a partir da inspiração literária. Caká foi responsável pela direção artística do livro.
 
Como desdobramento, foi lançado um concurso de redação com o tema: “Criando um novo final para a história”, que desafiou os adolescentes a imaginarem um desfecho alternativo para o protagonista do romance. A iniciativa reuniu 25 inscritos, que entregaram suas redações até 20 de dezembro.
 
A cerimônia de entrega dos prêmios e certificados foi realizada no dia 30 de dezembro, na biblioteca do centro socioeducativo. Os três primeiros colocados foram premiados, enquanto os demais participantes receberam certificados de reconhecimento. 
 
Para o diretor do CASA Marília, Claldenilson dos Santos Cruvinel, a atividade simboliza o compromisso da unidade em promover o desenvolvimento pessoal e criativo dos jovens. “Acreditamos que a leitura e a escrita são ferramentas poderosas para o desenvolvimento pessoal e a transformação de histórias de vida. Esse projeto é um exemplo de como é possível promover mudanças positivas por meio da educação”, afirmou Claldenilson.
 
A coordenadora pedagógica Erika Cristina Acorce e a agente educacional Célia de Oliveira Martins Guedes desempenharam papéis fundamentais na realização do projeto, apresentando o livro, incentivando a leitura e orientando os jovens na criação de suas redações.
 
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressaltou a importância de iniciativas como essa no processo socioeducativo: “O envolvimento com a literatura e com atividades criativas abre horizontes e permite que esses adolescentes reconheçam suas potencialidades. Estamos comprometidos em oferecer oportunidades que impulsionem novos caminhos para eles”.

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