Jovens da Fundação CASA de Irapuru aprendem a preparar salada de fruta

Oficina do projeto Hora do Saber reforça hábitos saudáveis e ensina a importância das escolhas alimentares entre os adolescentes
Adolescentes cortando frutas em uma cozinha, preparando uma salada durante atividade educativa.
Adolescentes cortam frutas e preparam uma salada nutritiva em oficina prática do projeto “Hora do Saber” (Divulgação/FCASA)

O aprendizado teve um sabor especial na Fundação CASA Irapuru I, com a realização de uma atividade do projeto Hora do Saber. Conduzida pela pedagoga Marisa Fagundes dos Santos e pela agente educacional Cássia Jaqueline de Oliveira Avelino, a oficina proporcionou aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa uma experiência educativa e prática, com foco na nutrição, por meio do preparo de uma salada de frutas. A atividade aconteceu no dia 27 de fevereiro.
 
Durante a oficina, os jovens aprenderam sobre a importância dos açúcares naturais das frutas como alternativa ao consumo de açúcar refinado e como a quantidade de cada ingrediente influencia a composição nutricional da refeição. Eles também praticaram cuidados com a higiene alimentar. O ponto alto foi a degustação das saladas preparadas, com destaque para a pitaya, uma novidade para muitos dos adolescentes.
 
A coordenadora pedagógica do CASA Irapuru I, Nancy Maria Mendonça da Silva, destacou a importância dessa abordagem prática. “A ideia é integrar o aprendizado sobre alimentação saudável de forma divertida, fazendo com que os jovens compreendam não apenas os benefícios dos alimentos naturais, mas também como as quantidades podem influenciar na saúde.”
 
“Projetos como esse ampliam o conhecimento dos jovens de maneira leve e prática, incentivando escolhas saudáveis e fortalecendo sua autonomia”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP