Jovens da Fundação CASA de Guarujá participam do Congresso Acadêmico da UNIFESP 2024

Adolescentes refletem sobre o futuro do planeta em roda de conversa e se conectam ao ambiente acadêmico

Na última quarta-feira (02/10), três jovens da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Guarujá marcaram presença no Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) 2024, realizado na Baixada Santista. Durante o evento, eles participaram de atividades voltadas para o desenvolvimento humano e a conscientização sobre questões ambientais. Entre as atividades, os jovens visitaram uma exposição de arte organizada por alunos da universidade e participaram de uma roda de conversa com o tema “O que temos sonhado sobre o planeta Terra?”.

Essa roda de conversa incentivou os jovens a refletirem sobre suas expectativas e preocupações em relação ao meio ambiente e à crise climática. Mediado por estudantes de psicologia do projeto “Clínica Aberta do Comum” e extensionistas do projeto “Arte e Sonho”, o momento ofereceu uma escuta ativa e envolvente. Inspirada nas intervenções urbanas da artista Ana Teixeira, a atividade permitiu que os participantes compartilhassem seus sonhos e angústias em um espaço acolhedor e reflexivo.

Além das discussões, os jovens confeccionaram peças de crochê que simbolizavam o ciclo da vida e a constante costura de sonhos. A manta colorida, feita durante o evento, utilizou cores simbólicas como azul, vermelho e roxo, representando as variações climáticas diárias.

Para o diretor do CASA Guarujá, Alexander Pestana Vicente, a participação no evento foi uma oportunidade única de inserção social e crescimento pessoal: “Esses momentos são essenciais para mostrar aos jovens que eles fazem parte de algo maior, que podem sonhar e atuar em prol do futuro do nosso planeta. O contato com o ambiente acadêmico é um grande estímulo para que eles busquem uma trajetória de evolução e aprendizado”.

Já a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou a importância de ações como essa para a reintegração dos adolescentes na sociedade: “Acreditamos que a educação é o caminho para transformar vidas. Proporcionar experiências como essa, em uma universidade, reforça que esses jovens têm o potencial para contribuir ativamente com a sociedade e que seus sonhos são fundamentais na construção de um futuro mais sustentável e justo”.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP