Jovens da Fundação CASA de Guarujá participam de curso de barista e exploram exposição de arte contemporânea
Atividades no Museu do Café e Sesc Paulista proporcionam experiências enriquecedoras aos adolescentes em medida socioeducativa
Na primeira semana de setembro, os adolescentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Guarujá tiveram a oportunidade de participar de atividades enriquecedoras, incluindo um curso de barista no Museu do Café, em Santos, e uma visita ao Sesc Paulista, na capital paulista.
Na quarta-feira (04/09), cinco jovens participaram de um curso intensivo de barista no Museu do Café. Durante a oficina, aprenderam sobre o manuseio de torradores, o preparo de expresso e cappuccino, a elaboração de bebidas clássicas com e sem leite, e as técnicas de vaporização do leite. Além disso, foram treinados na utilização e higienização de máquinas de café, tanto profissionais quanto residenciais, e receberam instruções sobre receitas de bebidas quentes e geladas à base de café. A atividade foi enriquecida com uma prática de decoração de café, atendimento ao cliente e a entrega de certificados aos participantes.
Já na sexta-feira (06/09), seis jovens visitaram o Sesc Paulista, onde exploraram o espaço cultural e o tradicional Mirante com vista para a Avenida Paulista. A visita incluiu a exposição “Novo poder: passabilidade” do artista Maxwell Alexandre, que desafia estereótipos e explora temas como identidade e poder por meio de suas pinturas, oferecendo uma reflexão provocativa sobre as realidades contemporâneas do Brasil. Esta foi a segunda visita de adolescentes do centro socioeducativo ao Sesc Paulista este ano; a primeira incluiu um encontro online sobre a exposição, com a oportunidade de dialogar com o artista.
O diretor do CASA Guarujá, Alexander Pestana Vicente, destacou que “essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos nossos jovens. O curso e a imersão na arte contemporânea ampliam seus horizontes e contribuem para sua formação integral”.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, enfatizou o compromisso da Instituição em proporcionar aos jovens oportunidades que enriqueçam seu conhecimento e experiência, afirmando que “as atividades culturais e educativas, como as realizadas no Museu do Café e no Sesc Paulista, são essenciais para promover o crescimento pessoal e a integração social dos adolescentes em medida socioeducativa”.