Jovens da Fundação CASA de Guarujá aprendem técnicas de primeiros socorros
Atividade expositiva envolve também cuidados com saúde e prevenção de acidentes
Cerca de 39 adolescentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Guarujá participaram, na última sexta-feira (09/08), de uma atividade expositiva voltada para saúde, prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros. A iniciativa, que contou com a presença de profissionais do SAMU, teve como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância dos cuidados com o bem-estar e fornecer conhecimentos práticos que podem ser utilizados em situações de emergência.
A atividade foi conduzida pelo socorrista Mário Augusto e pela enfermeira Gisele Aparecida, que iniciaram o encontro com uma palestra sobre higiene pessoal e prevenção de acidentes. Os profissionais destacaram a relevância de manter bons hábitos de higiene como forma de prevenir doenças e promover o bem-estar. Na sequência, os jovens tiveram a oportunidade de participar de uma prática voltada para noções básicas de primeiros socorros, na qual aprenderam técnicas essenciais para lidar com situações de risco, como ferimentos e desmaios.
A encarregada técnica do CASA Guarujá, Claudia Regina Gouveia, destacou a importância de atividades como essa para a formação dos adolescentes. “Nossa missão é não apenas ressocializar esses jovens, mas também prepará-los para enfrentar desafios do dia a dia. O conhecimento sobre saúde e primeiros socorros é fundamental, pois pode fazer a diferença em situações críticas”, afirmou.
“Ações educativas como esta são essenciais para o desenvolvimento integral dos nossos jovens. Elas ampliam o conhecimento e despertam um senso de responsabilidade social e de cuidado com o próximo”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.