Jovens da Fundação CASA de Franca participam de projeto com artista plástico reconhecido internacionalmente

Curso de “Desenho Realista” será ministrado por Eduardo Carvalho; projeto conta com apoio da prefeitura de Franca e pela FEAC, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

 

Fotografia retrata três jovens sentados de costas, desenhando em folhas de papel sulfite . A direita, o professor da oficina de desenho passa orientações para os jovens. Ao fundo da sala, há um quadro com o desenho de um tigre, feito em lápis grafite, o tigre está em close, aparecendo seu focinho e olhos. Os adolescentes que cumprem medida de internação na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Franca participaram na última segunda-feira (24/02) da primeira aula do curso de “Desenho Realista” ministrado pelo artista plástico, Eduardo Carvalho.

O desenhista, reconhecido internacionalmente por sua técnica hiper-realista, já foi premiado com a medalha de ouro em uma exposição em Dubai, nos Emirados Árabes, em 2022 e recebeu o título de melhor artista em uma mostra realizada Londres/Escócia (Reino Unido) em 2023, além de ser destaque na exposição da FUNARTE em 2019.

A iniciativa foi articulada por meio de uma parceria entre a Fundação CASA, por meio do CASA Franca, pela Prefeitura de Franca e pela Fundação Esporte, Arte e Cultura (FEAC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As oficinas terão duração de três meses, acontecendo sempre as segundas-feiras.

Durante a primeira aula, os jovens conheceram a trajetória de Carvalho, que teve origem humilde, e chegou a atuar como trabalhador rural, padeiro e montador de móveis, até e que foi aprimorando seu talento até se voltar para o mundo acadêmico e cursar artes visuais na Universidade Leonardo da Vinci pela Uniasselvi. 

Após isso, os jovens começaram a aprender as primeiras técnicas, utilizando como modelo o desenho, em close, de um tigre, feito com lápis de grafite.

Como explica o diretor do CASA, Moisés Teles, a oficina trouxe para os jovens uma nova perspectiva. “O projeto não só ensina técnicas, mas planta sementes para um futuro onde a criatividade e a disciplina se tornem ferramentas de mudança na vida desses jovens”, destacou.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, acrescenta ainda a importância da arte para esses jovens. “A iniciativa do CASA Franca une arte, educação e transformação social, pois mostra que é possível, com determinação e afinco, conquistar coisas que muitos julgam impossíveis”, concluiu.

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP