Jovens da Fundação CASA de Campinas exploram riqueza e história da língua portuguesa

Visita ao Museu da Língua Portuguesa promove aprendizado e reflexões aos adolescentes do CASA Maestro Carlos Gomes sobre identidade cultural

Adolescente observa uma tela interativa que exibe a palavra "Ifá" e sua definição, em ambiente do Museu da Língua Portuguesa.
Jovem interage com uma painel digital, explorando o significado de “Ifá”, termo relacionado à cultura afro-brasileira (Divulgação/FCASA)

Cinco jovens em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Maestro Carlos Gomes, em Campinas, participaram de uma visita enriquecedora ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, na última terça-feira (14/01). A atividade cultural ofereceu aos adolescentes um mergulho na história e na diversidade do idioma falado no Brasil, destacando o papel da educação e da cultura na transformação social.

A visita começou com a exposição “Vidas em Cordel”, uma homenagem aos 30 anos do Museu da Pessoa. A mostra reúne relatos de diferentes indivíduos transformados em versos por renomados cordelistas, como Jonas Samaúma, evidenciando a força da narrativa popular na construção da identidade cultural brasileira. “Essa experiência permite aos jovens compreenderem o valor das narrativas populares e reconhecerem o protagonismo de vozes que compõem nosso patrimônio imaterial”, explicou a agente educacional Iara Neri, que acompanhou o grupo.

Em seguida, os adolescentes exploraram a linha do tempo da Língua Portuguesa, conhecendo sua evolução desde as raízes até sua consolidação como idioma. O espaço destacou as influências de línguas indígenas, africanas e europeias, revelando a riqueza da mistura cultural que forma o português falado no Brasil.

Outro ponto marcante foi a sala das poesias e o espaço interativo, onde os jovens experimentaram as diferentes sonoridades e significados das palavras ao longo da história. A experiência despertou reflexões sobre a dinamicidade da língua e suas transformações ao longo do tempo. 

Adolescente com fones de ouvido interage com instalação no Museu da Língua Portuguesa, explorando conteúdos multimídia sobre a língua.
Adolescente explora conteúdos multimídia sobre a língua (Divulgação/FCASA)

Antes da visita, os adolescentes participaram de atividades pedagógicas no CASA Maestro Carlos Gomes, que os prepararam para aproveitar ao máximo o conteúdo apresentado no museu. Como desdobramento, eles criarão um mural fotográfico para registrar suas impressões e sentimentos sobre a experiência.

“Proporcionar vivências culturais como essa amplia os horizontes dos jovens e mostra novas formas de adquirir conhecimento. Ao conhecerem a riqueza da língua portuguesa, eles também passam a valorizar sua própria história e identidade, o que é essencial para a construção de um futuro melhor”, ressaltou o diretor do CASA Maestro Carlos Gomes, Ronaldo de Oliveira Silva.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforçou o papel da cultura na reintegração social: “A cultura é essencial para abrir caminhos a novas perspectivas. O contato com a arte e a educação fortalece a autoestima dos jovens e os incentiva a construir um futuro diferente. Experiências como essa mostram que o conhecimento vai além da sala de aula e está presente em cada descoberta”.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP