Jovens da Fundação CASA de Campinas exploram mundo do chocolate em visita à fábrica da Nestlé

Experiência proporciona aprendizado sobre o processo produtivo, sustentabilidade e oportunidades na área
 
Dois jovens analisam uma máquina metálica com um grande moinho de pedra utilizada para refinar chocolate, em um ambiente expositivo.
Adolescentes observam de perto uma antiga máquina de moagem usada na produção de chocolates (Divulgação/FCASA)

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados no mundo, mas poucos conhecem todo o caminho que ele percorre antes de chegar às prateleiras. Para cinco adolescentes da Fundação CASA Maestro Carlos Gomes, em Campinas, essa jornada foi vivenciada de perto durante uma visita educativa a uma fábrica de chocolates da Nestlé, em Caçapava, na última sexta-feira (31/01). Além de conhecerem o processo de produção, os jovens tiveram contato com o fruto do cacau e refletiram sobre a importância da sustentabilidade na cadeia produtiva.
A experiência começou com um mergulho sensorial no universo do chocolate. Os adolescentes puderam tocar e sentir o aroma do cacau, conhecer a planta e entender sua relevância histórica e ambiental. Em seguida, percorreram diferentes setores da fábrica, observando de perto todas as etapas da transformação do cacau em chocolate, desde o beneficiamento das amêndoas até a finalização dos produtos.
Além do conhecimento técnico, a visita estimulou a reflexão sobre o manejo sustentável da matéria-prima, a redução de desperdícios na produção e o impacto do consumo consciente. Os jovens também conheceram diferentes funções dentro da indústria do chocolate, ampliando sua visão sobre possíveis oportunidades profissionais na área.
Para o diretor do CASA Maestro Carlos Gomes, Ronaldo de Oliveira Silva, a atividade foi enriquecedora. “A visita despertou o interesse dos adolescentes pelo processo produtivo e pela importância da preservação ambiental. Agora, eles poderão aplicar esse conhecimento nas atividades do nosso projeto de plantio, fortalecendo o vínculo com a natureza e a responsabilidade socioambiental.”
Dois adolescentes, ajoelhados na terra, plantam uma pequena muda de cacau em um espaço com solo vermelho e outras plantas ao redor.
Jovens plantam uma muda de cacau, aprendendo sobre o ciclo do chocolate desde a produção (Divulgação/FCASA)

Já na última terça-feira (4/2), os adolescentes colocaram em prática parte do aprendizado adquirido na visita ao realizarem o plantio de mudas de cacau durante as atividades do projeto “Plantar para Aprender” no centro socioeducativo. Para registrar a experiência, os adolescentes criarão um mural com fotos e relatos da visita, refletindo sobre o conhecimento adquirido e as impressões da jornada.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou o impacto pedagógico da ação. “Proporcionar vivências como essa amplia o repertório dos nossos adolescentes e fortalece o aprendizado para além da sala de aula. Essa conexão entre teoria e prática é fundamental para o desenvolvimento deles.”
Plantar para Aprender: educação e responsabilidade socioambiental
O projeto Plantar para Aprender faz parte das atividades pedagógicas da unidade e incentiva o desenvolvimento dos adolescentes por meio do plantio e da manutenção de hortas e pomares. Além de ensinar técnicas agrícolas, a iniciativa reforça valores como responsabilidade, sustentabilidade e cooperação, incentivando reflexões sobre o impacto positivo de suas ações no meio ambiente e na sociedade.
 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP