Jovens da Fundação CASA de Campinas ampliam horizontes em visitas ao Museu do Ipiranga e ao Ministério Público em SP

Atividades culturais e educativas conectam aprendizado e vivência, promovendo cidadania e valorização da história

Jovens realizam tour pelo Museu do Ipiranga (Divulgação/FCASA)

Os jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Maestro Carlos Gomes, em Campinas, participaram, neste mês de novembro, de duas experiências educativas marcantes. No dia 11, visitaram o Museu do Ipiranga, em São Paulo, para uma imersão histórica e cultural. Já no dia 19, estiveram na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, onde contribuíram para a instalação de um mural artístico e aprenderam sobre o papel do Ministério Público no sistema de justiça paulista.

A visita ao Museu do Ipiranga, um dos principais marcos históricos do Brasil, foi uma oportunidade para cinco jovens explorarem exposições que retratam a história nacional. Eles interagiram com as obras, fizeram perguntas e discutiram os significados das representações, fortalecendo o entendimento sobre a Independência do Brasil e o papel do museu nesse contexto. Antes da atividade, os participantes passaram por oficinas preparatórias, nas quais aprofundaram o conhecimento sobre o local e sua importância histórica.

Jovens colocaram desenhos autorais no mural artístico instalado no MP (Divulgação/FCASA)

“Foi incrível ver de perto tudo o que estudamos. Eu nunca imaginei que estaria aqui, no museu, aprendendo de uma forma tão viva”, comentou o jovem Gabriel (nome fictício).

Ao final da visita, os jovens elaboraram um mural colaborativo com fotos, reflexões e impressões sobre a experiência. Atualmente exposto no centro socioeducativo, o mural funciona como um registro simbólico e um estímulo para outros adolescentes refletirem sobre a importância da história na formação da identidade nacional. 

“Essa experiência permitiu que eles se conectassem com a história de maneira prática, ampliando sua visão sobre o Brasil e fortalecendo seu senso de pertencimento cultural”, afirmou o diretor do CASA Maestro Carlos Gomes, Ronaldo de Oliveira Silva.

No dia 19, o grupo viveu outra experiência enriquecedora ao visitar a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), órgão que chefia o Ministério Público do Estado de São Paulo. Durante a atividade, contribuíram para a instalação de um mural artístico na sala da promotora de Justiça Elisa Camuzzo. O mural, composto por grafites e desenhos criados nas oficinas do centro socioeducativo, simboliza a criatividade e as histórias dos adolescentes.

“Foi muito significativo poder criar algo que ficasse na Procuradoria. Nos sentimos valorizados e parte de algo maior”, afirmou o adolescente Felipe (nome fictício).

Mural instalado no Ministério Público de SP (Divulgação/FCASA)

Além de conhecerem as instalações do órgão, os adolescentes foram recebidos no gabinete do Procurador-Geral de Justiça, onde aprenderam sobre as funções do Ministério Público e o papel dos profissionais na defesa dos direitos da sociedade. A experiência ampliou as perspectivas dos participantes sobre carreiras jurídicas e reforçou a compreensão sobre cidadania e justiça.

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ações como essa são essenciais para o desenvolvimento dos jovens. “Conectar aprendizado e vivência é fundamental para enriquecer a formação dos adolescentes e abrir novas perspectivas para seu futuro”, concluiu.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP