Competição reúne mais de 160 adolescentes em medida socioeducativa, reforçando a importância do esporte para o desenvolvimento pessoal e ressocialização
Mais de 160 jovens que cumprem medida socioeducativa participaram, nesta quinta-feira (05/09), do XVIII Torneio Estadual de Xadrez, realizado na capital paulista. O evento, promovido pela Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), contou com a participação de 41 centros socioeducativos de várias regiões do Estado de São Paulo e foi marcado por intensa competição entre os participantes.
Os grandes destaques foram os adolescentes dos centros socioeducativos da capital paulista, especialmente do CASA Juquiá, que conquistaram o torneio por equipes nas categorias masculino infantil (12 a 15 anos) e juvenil (a partir de 16 anos), e do CASA Chiquinha Gonzaga, vencedoras na categoria feminina. Além dos troféus, os oito melhores colocados nas categorias masculinas e as quatro melhores na feminina receberam medalhas, reconhecendo o esforço e a dedicação individual.
“O xadrez tem sido fundamental para o meu desenvolvimento durante o cumprimento da medida socioeducativa, me ajudando a focar, a pensar estrategicamente e a crescer como pessoa”, afirmou o jovem Guilherme (nome fictício) do CASA Juquiá, que conquistou o 1° lugar no individual da categoria juvenil.
Para a gerente técnica de Educação Física e Esporte da Fundação CASA, Janaina de Brito Asprino, o evento vai além da competição. “O xadrez é uma modalidade que exige estratégia, concentração e disciplina, habilidades fundamentais para a formação dos nossos jovens. Cada movimento no tabuleiro é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal”, ressaltou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, também destacou o impacto do torneio. “Esse evento representa mais do que uma competição esportiva, é um momento de integração e crescimento para os adolescentes. A prática do xadrez contribui para o fortalecimento de valores como respeito, paciência e superação, essenciais para a reintegração social dos nossos jovens”, declarou.
Compartilhe esta notícia: