Jovens da Fundação CASA conhecem indústria de games do Québec

Em workshop, representantes do Escritório do Québec em São Paulo apresentaram a indústria para adolescentes do CASA Mário Covas; secretário da Justiça e Cidadania participou

O diretor do Escritório do Québec em São Paulo, Jason Naud, representante do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia e cônsul do Consulado do Canadá em São Paulo, e o assessor para Assuntos Econômicos do Escritório do Escritório, Luis Antonini, apresentaram nesta quarta-feira (16), a indústria de games quebequense em workshop para 30 adolescentes internados no CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, na cidade de São Paulo.

O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, e o subsecretário da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Governo do Estado de São Paulo, Andrey Brito, acompanharam a abertura do workshop.

“O Governador João Doria está investindo em reformas e na inclusão digital dos adolescentes da Fundação CASA, para que sejam preparados para saírem daqui e terem uma oportunidade de trabalho e de vida melhor para não errarem de novo”, afirmou o secretário da Justiça na abertura.

A iniciativa é parte do acordo de subsídio, o “Inclusão CASA-Québec”, assinado em 2021 com a ministra de Relações Internacionais e Francofonia, Nadine Girault, em nome do Governo do Québec (Canadá), com apoio da SRI.

O acordo previu o investimento de 10 mil dólares canadenses (cerca de R$ 46 mil à época) para colaborar na capacitação profissional na área de tecnologia dos adolescentes em internação na Fundação CASA. Pelo termo, também seria apresentado o panorama da indústria de games do Québec, como forma de demonstrar o potencial de inserção no mercado de trabalho que os games podem proporcionar.

A doação foi revertida em recursos tecnológicos usados nas aulas dos jovens, também com foco no mercado de trabalho digital. A contrapartida da Fundação CASA foi de aproximadamente R$ 6,5 mil. O investimento permitiu a compra de 239 webcams, 239 pentes de memória e 200 discos SSD.

O CASA Governador Mário Covas foi um dos 25 centros socioeducativos no Estado beneficiados com a instalação dos equipamentos, destinados a 239 computadores dos laboratórios de informática.