Jovens da Fundação CASA concluem curso em Escola Móvel do Senai
17 adolescentes dos CASAs Tamoios e Serra da Mantiqueira, em São José dos Campos, passaram pela formação do curso de Polimento Automotivo
Um grupo de 17 adolescentes em medida socioeducativa de internação ou em internação provisória nos CASAs Tamoios e Serra da Mantiqueira, em São José dos Campos, concluíram esta semana o curso profissional de Polimento Automotivo, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) por meio “Escola Móvel”, uma carreta com toda a estrutura para a aplicação da formação.
“O curso foi bastante interessante, aprendi muito, como as palavras certas a usar, a me expressar com os clientes e a polir o carro”, afirma o jovem Henrique (nome fictício), de 18 anos, internado no CASA Tamoios. “Eu posso tentar agora ou um emprego ou empreender”, acrescenta o jovem, que acabou de concluir o Ensino Médio.
A formação durou dez dias, com início em dezembro. O objetivo foi possibilitar aos jovens a inserção no mercado de trabalho por meio do curso de formação profissional.
A carreta da “Escola Móvel” ficou estacionada na área entre os centros socioeducativos, sendo que os jovens, em duas turmas distintas, frequentaram o curso com educador do Senai.
O projeto foi realizado por meio da articulação da equipe gestora dos centros socioeducativos da Fundação CASA junto à unidade do Senai em São José dos Campos.
Ao todo, 23 adolescentes iniciaram a formação, mas seis deles, que estavam em internação provisória, tiveram a desinternação decretada pelo Poder Judiciário durante a realização.
Os jovens concluintes do curso possuem idade mínima de 16 anos e completaram ao menos o 6º ano do Ensino Fundamental.
“Os adolescentes agora possuem mais chances para ingressar no mercado de trabalho quando saírem da Fundação CASA. É uma oportunidade de recomeço”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.
Curso Senai
O curso de iniciação profissional de Polidor de Automóveis busca desenvolver competências relativas à realização de polimento e à conservação de pinturas automotivas.
O conteúdo programático contou com formações em: equipamentos para polimento de veículos; noções de aplicação de produtos para polimento em repintura; equipamentos de proteção individual e coletivos; proteção ao meio ambiente; classificação de tintas; noções de lixamento de superfícies para polimento em repintura; polimento em pinturas novas; proteção e manutenção de polimento (cristalização); abrasivos para polimento; proteção e manutenção de polimento (enceramento); técnicas de polimento; e polimento de pinturas desgastadas.