Jovens da Fundação CASA competem em torneio de voleibol no Ibirapuera nesta quinta (21)
Campeonato reúne centros socioeducativos de diversas cidades do Estado de São Paulo em busca da grande final
O X Torneio Estadual de Voleibol da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) começa nesta quinta-feira (21/11), no miniginásio do Complexo Desportivo do Ibirapuera, na capital paulista. Os jovens que cumprem medida socioeducativa nos CASAs Osasco II, Nova Vida (São Paulo), Guarujá e Terra Nova (Itaquaquecetuba) disputarão, em formato de pontos corridos, duas vagas para as semifinais.
Com representantes de diversas regiões do estado, a competição reforça o papel do esporte como ferramenta de integração e cooperação. Além de estimular o espírito competitivo, a iniciativa promove habilidades como disciplina, superação e trabalho em equipe — valores essenciais tanto para o desempenho no esporte quanto para o crescimento pessoal e social dos jovens participantes.
Na sexta-feira (22/11), a competição continua no interior do estado, na quadra do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em Marília. Os adolescentes dos CASAs Tapajós (Franco da Rocha), Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Três Rios (Iaras) entrarão em quadra para disputar as outras duas vagas na próxima fase.
Os jogos serão disputados no formato melhor de cinco sets: os quatro primeiros serão jogados até 25 pontos e, em caso de empate, será realizado um set de desempate (tie-break) até 15 pontos. As equipes jogarão entre si dentro de seus grupos, e apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançarão para a fase final, marcada para o dia 28 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, em Mauá.
Sobre o Torneio Estadual
A 10ª edição do Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA reúne adolescentes, de ambos os sexos, de centros socioeducativos de todo o estado. Na categoria masculina, as disputas são divididas em três etapas: a regional, realizada em cada uma das sete divisões regionais da Fundação CASA, que define os oito classificados para a fase classificatória estadual; desta classificatória saem os quatro representantes para as semifinais e a final estadual.
Já na categoria feminina, as quatro equipes participam diretamente da fase final do estadual, uma vez que a Fundação CASA possui apenas quatro centros socioeducativos no estado destinados à medida socioeducativa de internação: Chiquinha Gonzaga e Cora Coralina, na capital paulista, e Anita Garibaldi e Feminino Cerqueira César, em Cerqueira César.