Jovens da DRMSE disputam vagas no estadual de Torneio de Xadrez Online

Etapa regional, com 40 internos do Complexo do Brás e centros da Zona Leste da capital, acontece nesta sexta (22), às 14h

Um grupo de 40 adolescentes, de ambos os sexos, que cumprem medida socioeducativa de internação ou que estão no programa de internação provisória em nove centros socioeducativos, localizados no Complexo do Brás e na zona Leste da cidade de São Paulo, disputam, na próxima sexta-feira (22), às 14h, as vagas para o II Torneio Estadual de Xadrez Online, promovido pela Fundação CASA.

Trata-se da etapa local dos centros socioeducativos pertencentes à Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE), uma das oito divisões regionais da Fundação CASA. Para o estadual, cada divisão levará 30 adolescentes. Todas as partidas são online, por meio da plataforma lichess.org.

Pelo segundo ano, por causa da pandemia da Covid-19, a Instituição realiza a versão virtual do seu tradicional Torneio de Xadrez, que já teve 15 edições.

“É a continuidade da agenda pedagógica anual, com as devidas adaptações, sem perder o foco na execução completa da medida socioeducativa”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

As vagas em jogo se destinam a todos os adolescentes, sem categorização por gênero: dos participantes, 15 são garotas internadas nos CASAs Ruth Pistori, Feminino Bom Retiro e Chiquinha Gonzaga; e 25 são rapazes em internação ou internação provisória (período de 45 dias em que se aguarda a sentença do Poder Judiciário) nos CASAs Juquiá, Rio Tâmisa, Rio Tocantins, Topázio, Itaparica e Itaquera.

Tanto no regional quanto no estadual do Torneio Xadrez Online, os competidores utilizam o sistema suíço, que prevê uma quantidade de partidas pré-estabelecida conforme com o número de participantes. Cada partida tem, no máximo, 20 minutos de duração, sendo 10 minutos para as jogadas de cada competidor.

A competição

O II Torneio Estadual de Xadrez Online da Fundação CASA acontece no dia 05 de novembro, a partir das 14h. Na ocasião, 240 adolescentes, representando as oito divisões regionais da Instituição, jogam pelo título estadual, por meio da plataforma lichess.org e com o uso do sistema suíço.

Os jogadores seguem as regras e a pontuação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês). Segundo o regramento da Federação, cada vitória soma um ponto; o empate, meio ponto (0,5); e a derrota é igual a zero.

A cada partida e rodada, a própria plataforma calcula a pontuação, elencando os competidores na sua respectiva classificação. No final do Torneio, quem tiver maior pontuação será o vencedor ou vencedora.

Para o estadual, os 20 primeiros colocados receberão medalhas e o centro socioeducativo campeão levará o troféu. A etapa estadual do Torneio é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.