Jovens atendidos na DRMNO celebram Dia das Mães

Cada centro socioeducativo da capital e de Osasco contou com programação própria

Os adolescentes em internação na Fundação CASA nos centros socioeducativos da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) na capital paulista e na cidade de Osasco celebraram, neste fim de semana, o Dia das Mães em homenagens e atividades especiais direcionadas a elas. O Dia das Mães foi comemorado no domingo (14).

Cada centro socioeducativo contou com programação própria. No Complexo da Vila Maria, em São Paulo, as equipes desenvolveram atividades com os adolescentes. “O foco é ressaltar a importância da garantia do direito à convivência familiar numa data especial dedicada às mães, seja pela condição biológica, seja pelo laço afetivo”, afirmou o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

Os jovens do CASA Bela Vista, com apoio de agentes educacionais, confeccionaram painéis para decorar o centro socioeducativo e fizeram cartões, entregues a 30 mães que compareceram à visita semanal, com cunho de homenagem a elas, realizada no sábado (13).

No CASA Governador Mário Covas, no domingo, durante a visita familiar, 17 mães foram recepcionadas com a decoração alusiva ao amor que inspiram, elaborada pelos jovens durante oficina com a equipe pedagógica. De lembrança, ganharam porta-chaves de madeira pintados a mãos pelos adolescentes, além de flores de EVA com bombom e cartão com mensagens dos filhos.

Os adolescentes do CASA Ouro Preto, durante a semana passada, elaboraram um pequeno vaso com flores, feitos de papelão de caixa de ovo e papel, carinhosamente pintados e montados, além de cartão e cartazes e outros materiais que decoraram o centro socioeducativo. Tudo feito com auxílio dos professores da escola vinculadora, a E.E. Professora Florinda Cardoso – unidade educacional que atende a todos os centros do Complexo. Os presentes foram entregues a 16 mães no sábado, durante a visita familiar.

Já no CASA Vila Guilherme, os jovens confeccionaram pequenas cestas em EVA para presentear as mães, entregues durante a semana passada e o último domingo. As lembranças foram elaboradas em oficinas direcionadas pela equipe pedagógica do centro socioeducativos e professores da escola vinculadora. As duas equipes também trabalharam em conjunto na elaboração dos painéis decorativos.

Pequenas flores feitas com material reciclável, à base de caixas de ovos e com muito carinho e atenção dos jovens, foram os presentes dos jovens do CASA Nova Vida para 14 mães que compareceram na visita familiar no domingo. Elas foram recepcionadas com cartazes e painéis com mensagens e figuras alusivas ao amor materno. Tudo foi preparado com apoio dos professores da escola vinculadora, a E.E. Professora Florinda Cardoso.

As flores também estiveram no tema do Dia das Mães no CASA São Paulo. Elas foram parte da decoração elaborada pelos adolescentes, que também contaram com poemas, dobraduras e desenhos, feitos durante oficina com a equipe pedagógica e professores da escola vinculadora. A flores de papel crepom com dobraduras de origami em formato de coração, foram as lembrancinhas entregues a 18 mães que compareceram à visita ontem, junto a poemas.

No CASA João do Pulo, durante a semana passada, em oficinas com os professores da escola vinculadora, os rapazes pintaram e decoraram com miçangas e outros adornos pequenas caixas em MDF, entregues a 36 mães que os visitaram no último sábado. Cada uma também levou uma carta escrita pelo filho com mensagem alusiva à data.

Já no extremo Sul da cidade de São Paulo, o Dia das Mães também movimentou os CASAs Jardim São Luiz I e II. No CASA Jardim São Luiz I, 32 mães receberam de presente, na última semana, pequenas sacolas de papel reciclado montadas e decoradas por seus filhos, que também capricharam na elaboração dos cartazes que enfeitaram o centro socioeducativo. Tudo elaborado em oficinas com professores da escola vinculadora, a E.E. Comendador Alfredo Vianello Gregorio.

O CASA Jardim São Luiz II, por sua vez, o centro socioeducativo foi decorado com cartazes e painéis feitos pelos jovens durante oficinas com professores da escola vinculadora Alfredo Vianello Gregorio. De lembrança, as mães levaram pacotes com bombons e cartões com mensagens de seus filhos.

Na cidade de Osasco, o domingo foi ainda mais especial para as mães com o apoio da Igreja Bola de Neve na realização de eventos especiais para elas nos CASAs Osasco I e II. Foram ações com música, teatro, testemunho, louvores e entrega de chocolates. A Igreja é parceira dos centros socioeducativos no programa de Assistência Religiosa (PAR).

Além dos eventos do parceiro religioso, em cada CASA, os adolescentes ainda deixaram o seu toque afetivo. No CASA Osasco I, os rapazes elaboraram cartões com fotos personalizadas e painéis decorativos durante oficinas com os professores da escola vinculadora, a E.E. Professor Oguiomar Ruggeri. As fotos foram feitas por servidoras do centro. Cada mãe que compareceu à celebração, pode levar para casa o cartão com a foto do filho.

No CASA Osasco II, nas oficinas também realizadas com professores da escola vinculadora, a mesma do CASA Osasco I, com auxílio da equipe pedagógica, os adolescentes utilizaram a criatividade para confeccionar cartões, cartazes e painéis decorativos, além de porta retrato feito em EVA.