Jovem do CASA Tamoios vence regional do Torneio de Damas On-line da Fundação CASA

30 adolescentes de oito centros socioeducativos do Vale do Paraíba e Alto Tietê se classificam para estadual

Um adolescente de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, venceu a etapa regional do Vale do Paraíba e Alto Tietê do III Torneio Estadual de Damas On-line da Fundação CASA. A etapa regional da competição aconteceu nesta sexta-feira (17), com o uso da plataforma gratuita http://lidraughts.org nas partidas.

O rapaz é parte do grupo de 30 jovens em internação ou internação provisória, de oito centros socioeducativos da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), que conquistaram as vagas para a etapa estadual do Torneio, prevista para ocorrer no dia 31 de março.

Os cinco primeiros colocados receberam medalhas: em segundo lugar ficou um jovem do CASA Jacareí; em terceiro, um do CASA Guayí, em Guarulhos; em quarto, um do CASA Itaquaquecetuba; e, em quinto, outro adolescente do CASA Tamoios. Pela vitória, o CASA Tamoios levou troféu.

Do Vale do Paraíba, foram 16 jovens classificados dos CASAs Jacareí (6); Tamoios (3); Serra da Mantiqueira (3), em São José dos Campos; Taubaté (3); e Atibaia (1). Já do Alto Tietê foram 14 classificados dos CASAs Itaquaquecetuba (5), Arujá (5) e Guayí (4).

A forma de disputa utilizada foi parecida com o sistema suíço, do jogo de xadrez, em que o número de partidas foi pré-estabelecido de acordo com os 56 adolescentes de participantes.

“O jogo de tabuleiro on-line auxilia pedagogicamente para o adolescente desenvolver o raciocínio rápido e lógico”, comenta o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

Na etapa estadual da 3ª edição do Torneio reunirá jovens representantes das oito divisões regionais da Fundação CASA no Estado de São Paulo.