Jovem do CASA Tamoios conquista vaga de emprego

Nelson (nome fictício) atuará como auxiliar de serviços gerais em cooperativa e continua estudando para futuro profissional

Felicidade e ansiedade são os sentimentos que estão no coração do jovem Nelson (nome fictício), de 19 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos. O motivo? Ainda em fevereiro, o rapaz começa a trabalhar como auxiliar de serviços gerais em uma cooperativa de catadores do município, no primeiro de muitos passos que pretende dar rumo a um novo futuro.

O novo emprego é parte de seus planos: após concluir o Ensino Médio, continua estudando com vistas a prestar o vestibular de uma universidade particular, em breve, na carreira de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além realizar a prova para o concurso do Banco do Brasil (BB), no cargo de escriturário, com função de agente comercial. A prova do BB acontece no dia 23 de abril.

Mesmo ainda em internação, o jovem, que é reincidente, teve apoio da equipe do centro socioeducativo para tentar o caminho da empregabilidade. O diálogo com a cooperativa iniciou após uma visita que um grupo de adolescentes do centro socioeducativo fez ao Museu Interativo do Lixo, em São José dos Campos, no final de 2022.

“Conversamos com as cooperativas no sentido de poder encaminhar adolescentes do centro socioeducativo que pudessem se encaixar em vagas de trabalho existentes, visando já uma direção condizente com o pós-medida”, explica o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa.

A equipe do CASA enviou o pedido de autorização ao Poder Judiciário para o jovem trabalhar mesmo ainda internado.

Nelson terá jornada de trabalho de 6 horas e 15 minutos, com salário mensal que poderá chegar a R$ 1.600 com a participação nos lucros da cooperativa, além de vale-transporte como benefício.

“A conquista dele é mais do que satisfatória e emocionante para nós, funcionários”, afirma o diretor. Na entrevista, ocorrida na última quinta-feira (09), o jovem foi acompanhado do agente de apoio socioeducativo Ednilson da Costa Silva, da psicóloga Mara Nogueira Vieira e o encarregado técnico do CASA Tamoios, André Luís da Silva Souza.