Jovem do CASA Rio Preto conquista II Torneio Estadual de Damas On-line da Fundação CASA

Centro socioeducativo também faturou a 3ª colocação; Partidas entre adolescentes em internação e internação provisória aconteceram nesta sexta (25)

Um adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA São José do Rio Preto, no interior paulista, venceu nesta sexta-feira (25) o II Torneio Estadual de Damas On-line da Fundação CASA, competição de jogo de tabuleiro, no formato eletrônico, que teve cerca de 240 adolescentes em internação ou internação provisória em 84 centros socioeducativos de 39 cidades no Estado de São Paulo inscritos na fase estadual.

O centro socioeducativo rio-pretense ainda levou a 3ª colocação do Torneio. Em segundo lugar ficou um jovem em internação no CASA Rio Novo, em Iaras; em quarto, um adolescente internado no CASA Rio Tocantins, no Complexo do Brás, na capital; e, em quinto, um adolescente do CASA Laranjeiras, em Mogi Mirim.

Os cinco centros socioeducativos primeiros colocados receberam troféus, enquanto os dez primeiros adolescentes classificados levam medalhas. O CASA Rio Tocantins faturou também a 6ª colocação, assim como o CASA Jacareí teve dois jovens entre os dez primeiros, os que conquistaram a 8ª e 10ª colocações.

O CASA Araçá, de Araçatuba, ficou em 7º lugar e uma adolescente internada no CASA Chiquinha Gonzaga, em São Paulo, completa o quadro de premiados com a 9ª colocação. Embora o Torneio não tenha separação de gênero ou categorização de modalidade, a jovem do CASA Chiquinha foi a mais bem classificada entre as jogadoras.

As partidas aconteceram por meio da plataforma https://lidraughts.org/, com os adolescentes utilizando computadores com acesso à internet nos centros socioeducativos. O sistema de disputa foi similar ao suíço, utilizado no xadrez, em que o número de partidas foi pré-estabelecido conforme o número de participantes.

“A segunda edição do Torneio só reforça a importância de utilizarmos esse jogo de tabuleiro, no formato on-line, como estratégia pedagógica, estimulando o raciocínio lógico e rápido, e um meio de inclusão digital desses adolescentes”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Os jovens inscritos para a fase estadual do Torneio representaram as oito divisões regionais da Instituição – cada uma levou 30 representantes selecionados em etapas regionais. Ao todo, foram envolvidos jovens de 79 centros masculinos e cinco femininos.

Os adolescentes inscritos para o estadual se encontram em internação ou internação provisória nas cidades de São Paulo, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Arujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Atibaia, Franco da Rocha, Campinas, Piracicaba, Mogi Mirim, Limeira, Bauru, Iaras, Itapetininga, Botucatu, Cerqueira César, Sorocaba, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Araraquara, Taquaritinga, Franca, São Carlos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Irapuru, Lins, Mirassol, Taubaté, Jacareí, Lorena, Guarujá, São Vicente, Peruíbe e Praia Grande.