Jovem do CASA Jacareí conquista certificação da Microsoft

Adolescente participa de projeto cujo objetivo é ajudar estudantes a ingressar no mercado de desenvolvimento de software

O jovem Rafael (nome fictício), de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Jacareí, no Vale do Paraíba, conquistou a certificação PL-900 – Microsoft Power Platform Fundamental, um reconhecimento de uma das maiores multinacionais de tecnologia de informação (TI) para pessoas que buscam se qualificar na área, como estudantes, profissionais técnicos iniciantes e usuários empresariais.

A conquista ocorreu depois de o jovem realizar a prova da certificação PL-900. No CASA Jacareí, o jovem participou do Projeto Programando Vidas, uma parceria do Centro da Fundação CASA com a organização de Sociedade Civil MTAC – More Technology Availability for the Community (Mais Tecnologia Disponível para a Comunidade, em tradução livre).

Realizado entre os meses de julho de 2022 e fevereiro de 2023, o Programando Vidas teve a proposta de aproximar os adolescentes em internação do mundo da TI, com foco em prepara-los para inserção no mercado de trabalho e oportunizar o contato com profissionais da área.

A primeira turma de oito adolescentes, incluindo Rafael, contou com aulas teóricas e práticas dos conteúdos do Microsoft 368, como Excel, SharePoint, Power Apps e Power Automate. As aulas, presenciais e virtuais, foram semanais, com três horas de duração cada, totalizando 96 horas de formação, além de atividades de laboratório e visitas a empresas e feiras de tecnologia na região do Vale do Paraíba.

Entre os profissionais que participaram das atividades com os jovens estão, o presidente do MTAC, Heber Lopes; o chief executive officer (CEO) da IT28, João Benito Savastano; e o CEO da Excelência Soluções, Luís Gustavo Serra, ambas empresas de tecnologia. Todos eles possuem reconhecimento como Most Valuable Professional (MVP), um prêmio concedido pela Microsoft para os profissionais de TI que compartilham seu conhecimento com as comunidades.

Dos adolescentes que terminaram o projeto no centro socioeducativo, dois que já cumpriram as medidas, conquistaram empregos na área administrativa graças ao conhecimento adquirido na formação. Outros dois adolescentes estão estudando e aguardando para realizar a certificação.

Rafael, por sua vez, decidiu seguir na área e cursa o Ensino Superior, a distância, em Gestão de Tecnologia da Informação numa universidade particular com bolsa integral. O jovem ainda atua como monitor no centro socioeducativo para a segunda turma do Projeto, que iniciou em março.

“Antes eu não tinha nem noção em me tornar um profissional de TI, mas hoje eu quero me formar na área e também me preparo para prestar o concurso do Banco do Brasil na área de tecnologia”, afirma o jovem certificado pela Microsoft.

Para o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o incentivo do aprendizado e adoção da tecnologia da informação nos centros socioeducativos é uma tendência. “Estamos na indústria da tecnologia e trazer esse universo para preparar os adolescentes atendidos na Fundação CASA é muito importante para que tenham uma formação mais adequada à realidade atual e do futuro profissional”, explica João Veríssimo.

“No MTAC procuramos fomentar o uso da inovação tecnológica como meio de reduzir as desigualdades sociais e pretendemos expandir essa iniciativa para alcançar outros públicos vulneráveis na região”, conta o presidente da More Technology Availability for the Community.

O Microsoft Power Platform é uma plataforma de desenvolvimento, baseada no uso de poucos códigos de tecnologia, que permite criar soluções inovadoras de impactos para negócios, como sites comerciais, automatização de processos organizacionais, aplicativos personalizados, dentre outros.