Jovem do CASA Irapuru II dá continuidade aos seus estudos após desinternação

Equipe do centro socioeducativo auxiliou adolescente a se estabelecer para seguir com seus estudos em ETEC de Adamantina

A história de André (nome fictício), de 18 anos, é um exemplo de superação e de resiliência. O jovem, que cumpria medida socioeducativa no CASA Irapuru II, conquistou durante o período de internação a aprovação para o curso técnico de zootecnia, na Escola Técnica Estadual (ETEC) “Engenheiro Herval Bellusci”, localizada na cidade de Adamantina.

A aprovação do jovem, na primeira chamada, foi motivo de orgulho para todos os servidores do CASA Irapuru II. Porém, para dar um suporte maior para André continuar seus estudos, a equipe do centro socioeducativo, juntamente com o Judiciário, articulou o encaminhamento do jovem para o mercado de trabalho, realizando a inscrição dele no Centro Integração Empresa Escola (CIEE) e na Instituição Capaz.

Além disso, André recebeu, por meio de doações, um kit contendo roupas, itens de higiene pessoal, materiais escolares e um celular para auxilia-lo nos estudos, bem como a oportunidade de ficar alojado na própria ETEC. Ele também abriu sua primeira conta em um banco e se cadastrou no sistema único de assistência social.

As aulas na ETEC tiveram início na última semana, quando o jovem participou da reunião de integração com seus colegas e também conheceu as dependências do local.

De acordo com o coordenador pedagógico do centro, Marcos Rego de Souza, a conquista de André motivou a criação dessa corrente de apoio. “O jovem carrega consigo um histórico de abandono, rejeição e negligência. Por isso, a equipe focou em trabalhar o desenvolvimento dele, proporcionando um suporte para ele consiga tomar a frente de sua vida, independendo de sua situação familiar”, acrescentou.