Jovem do CASA Campinas faz curso para se tornar barista

As aulas acontecem no Senac de Campinas para se especializar no preparo de cafés

O jovem João (nome fictício), de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa no CASA Campinas, participa, desde o final de janeiro, do curso de Formação de Barista, oferecido pela unidade de Campinas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac/SP).

O objetivo se capacitar para trabalhar no preparo e serviço especializado de cafés, podendo preparar expressos, lattes e cappuccinos ao aplicar técnicas de vaporização de leite e operação de máquina de café expresso.

A formação, com conteúdos teóricos e práticos, possibilitará atuar nas áreas de alimentação, turismo e hospitalidade. João frequenta as aulas presencialmente, duas vezes por semana, acompanhado de agente de apoio socioeducativo.

O curso completo tem duração de 48 horas, divididas em 12 aulas – cada uma com quatro horas de duração. O término está previsto para o início de março.

Para o diretor do CASA Campinas, Júlio César Simão, o jovem enxerga o curso como uma oportunidade. “O João já nos disse que espera poder executar diversas tarefas ao mesmo tempo, aprendendo a lidar com as pessoas, e poder atuar num mercado abrangente”, afirma Simão.