Integrantes do Racionais MC’s conversam com jovens internados no CASA Jardim São Luiz II

Edi Rock e Ice Blue visitam nesta sexta-feira (27) centro socioeducativo da zona Sul da capital paulista, onde conhecem trabalho socioeducativo e cantam para adolescentes

Mais do que estar frente a frente com ídolos da música, a tarde da próxima sexta-feira (27), a partir das 14h, no CASA Jardim São Luiz II, um dos centros socioeducativos da Fundação CASA na zona Sul da cidade de São Paulo, será um momento para reflexão sobre a vida, carreira e temas sociais, como a desigualdade, na voz e na experiência dos rappers Edi Rock e Ice Blue, integrantes do grupo Racionais MC’s.

Durante o encontro, Edi Rock e Ice Blue conhecerão a estrutura local e conversarão também com servidores para compreender o trabalho realizado na execução da medida socioeducativa de internação. No diálogo com os jovens, ainda haverá espaço para a dupla cantar dois dos sucessos do grupo, fundado em 1989 ao lado dos rappers Mano Brown e DJ KL Jay.

A ação no centro socioeducativo foi intermediada pela atriz e professora de yoga, Sophia Bisilliat, fundadora da Associação Treino na Laje, que proporciona treinos de yoga para comunidades periféricas e instituições de privação de liberdade, como a Penitenciária Feminina de Santana.

Edi Rock, nome artístico de Edivaldo Pereira Alves, é um paulistano da zona Norte da cidade, que começou a carreira musical em 1984, quando fazia bailes em residências com o amigo DJ KL Jay. Em 1987, por meio de bailes negros, conheceu a música rap americana, passando a frequentar pouco depois a Estação do Metrô São Bento, no centro da capital paulista, palco da efervescência do movimento hip hop no Brasil. Nesses encontros na São Bento surgiu a inspiração para o seu nome artístico e onde também conheceu Mano Brown.

Já Ice Blue, apelido dado pelo seu amigo de infância Mano Brown em referência à música “Nego Blue”, de Jorge Bem Jor, se transformou no nome artístico de Paulo Eduardo Salvador, também paulistano, originário da zona Sul de São Paulo, do bairro do Capão Redondo. Na adolescência, Ice Blue e Mano Brown começaram a frequentar os bailes dos anos de 1980 e já compunham algumas músicas.

Pouco depois, por volta de 1987, Mano Brown também passou a frequentar os encontros na Estação São Bento. No ano seguinte, quando os quatro já haviam se conhecido, gravaram as músicas “Pânico na Zona Sul” e “Tempos Difíceis” para o álbum “Consciência Black”. A experiência levou Edi Rock, Ice Blue, Mano Brown e DJ KL Jay a estreitar os laços de amizade e fundar, em 1989, os Racionais MC’s, que há mais de 30 anos é voz na cultura hip hop e conquista novas gerações, principalmente nas periferias.

Fotos: Bob Welfenson