GMST discute prevenção ao câncer de próstata

Gerência promove ações no Novembro Azul; Dia 16/11 tem palestra on-line sobre cuidados

 

A saúde masculina entra no radar das ações de conscientização que a Gerência de Medicina e Saúde do Trabalhador (GMST) da Fundação CASA promove neste mês de novembro ações que discutem a prevenção ao câncer de próstata. As iniciativas estão no contexto do Novembro Azul, campanha internacional do Novembro Azul.

Na próxima quarta-feira (16), às 14h, a enfermeira Danielle Paradelas Feitosa, da operadora de saúde Amil, ministra uma palestra on-line sobre características e formas de prevenção à doença. A transmissão é por meio da plataforma Microsoft Teams, cujo link está disponível aos servidores na Intranet Fundação CASA.

A enfermeira possui especialização em Estratégia de Saúde da Família pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Já na sexta-feira (18), a GMST convida a todos os servidores a participar do “Dia do Azul”, utilizando ao menos uma peça de roupa na cor. A Gerência sugere realizar registros fotográficos, a serem encaminhados para a Assessoria de Comunicação Social (ACS), por meio do e-mail imprensa@fundacaocasa.sp.gov.br, para posterior divulgação nos canais oficiais.

“É preciso quebrar o preconceito sobre o câncer de próstata, pois todos os homens precisam também cuidar da sua saúde”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

A doença

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum que acomete os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é a causa de morte para 28,6% da população masculina que desenvolve algum tipo de tumor maligno, sendo registrado, no Brasil, uma morte a cada 38 minutos.

A próstata é uma glândula de cerca de 20 gramas, que se encontra no sistema reprodutor masculino, logo abaixo da bexiga, e sua principal função é auxiliar na produção de esperma.

Em vídeo, o INCA mostra a história de um militar da reserva que enfrentou a doença, descoberta após uma alteração no exame de PSA (antígeno prostático específico) e realização de exame de ressonância magnética e biópsia.

De acordo com o médico urologista Franz Campos, o melhor tratamento para o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. “Temos 90% de chance de cura no estágio inicial”, completa. No vídeo, o urologista ainda destaca que um dos fatores de risco para a doença é o histórico familiar, que duplica as chances da ocorrência. Mas há outros indicados no vídeo.

O ator Roberto Birindelli, em vídeo de campanha do Instituto, destaca que a coragem do homem está em cuidar da própria saúde e procurar o médico ao menor sinal de alteração do organismo.

Entre os sintomas que podem levar ao alerta masculino, segundo explica o médico epidemiologista do INCA, Arn Migowski, em vídeo, estão a dificuldade para urinar ou urgência em fazê-lo, além da sensação de não conseguir esvaziar a bexiga. “O homem não deve retardar a busca do médico quando sentir esses sintomas”, ressalta o especialista.

Para mais informações sobre a doença, o Instituto Nacional do Câncer disponibiliza uma cartilha gratuita, disponível para download.

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma iniciativa internacional, surgida na Austrália em 2003, que visa a sensibilizar e conscientizar os homens sobre a prevenção e os cuidados com a própria saúde, em especial para prevenir o câncer de próstata.

No Brasil, a data foi celebrada pela primeira vez em 2008. A escolha deste mês ocorreu por ser celebrado o Dia de Mundial de Combate ao Câncer de Próstata em 17 de novembro.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP