Gestão da Fundação CASA visita Centro de Segurança e Inteligência de São José dos Campos

Objetivo foi conhecer sobre o sistema de monitoramento e sua articulação com diversos serviços municipais

A equipe da Superintendência de Segurança da Fundação CASA, juntamente com a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), a Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS), a Diretoria de Gestão e Articulação Regional (DGAR) e a Divisão Regional do Vale do Paraíba (DRVP) realizaram na última segunda-feira (15/11) uma visita ao Centro de Segurança e Inteligência (CSI) do município de São José dos Campos.

A visita teve como objetivo inspirar e compartilhar informações sobre o funcionamento dessa central, que realiza o videomonitoramento da cidade e integra função com ações de órgãos como a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, a Defesa Civil, a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, através do programa São José Unida.

Por meio de 1000 câmeras inteligentes instaladas na cidade, o CSI trabalha com tecnologias como reconhecimento facial, rastreamento de pessoas, objetos e veículos, detecção de movimento e até mesmo o tempo de permanência em um mesmo local.

Por meio dessas tecnologias, é possível que a administração municipal controle “ondas verdes” nos semáforos, auxiliando no fluxo do trânsito ou consiga monitorar veículos pelas placas.

O ponto alto da visita foi conhecer a “Video Wall” da central, que consiste em uma série de televisões conectadas formando um “paredão” de telas, onde é possível acompanhar cada uma das imagens captadas pelas câmeras.

De acordo com o Diretor de TI da Fundação CASA, Júlio Signorini, a visita possibilitou a incorporação de tecnologias que poder ser utilizadas no CFTV. “Conseguimos ter uma visão completa de tudo o que é possível realizar com essa tecnologia, auxiliando na elaboração de ações que, no futuro, serão utilizadas no CFTV, que é o sistema de monitoramento que já está sendo implantado na Instituição”, destacou.