Gefesp promove formação em skate

Profissionais de Educação Física aprendem fundamentos e técnicas para ensinar aos jovens atendidos

 

Cerca de 190 profissionais de Educação Física, que atuam em centros de internação da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo, participam até maio da formação pedagógica para o ensino do skate para os adolescentes atendidos.

O objetivo da capacitação é que os servidores aprendam e aprimorem fundamentos e técnicas do esporte. A iniciativa é organizada pela Gerência de Educação Física e Esportes (Gefesp) da Fundação CASA.

As aulas são ministradas pelo especialista na modalidade de esportes sobre prancha, o profissional de Educação Física Flávio Ascânio, que é mestre em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com especialização em Fisiologia do Exercício pela mesma instituição, assim como especialista em Esportes Radicais – Surfe pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Ao todo serão 12 turmas de profissionais de centros das oito divisões regionais, sendo até duas turmas por administração localizada. A formação acontece em quatro encontros para cada turma, com cinco horas/aula de duração cada, totalizando 20 horas/aula. Há certificação ao final.

As primeiras turmas a participar da formação, que começou na última segunda-feira (28/02), são de 40 profissionais de Educação Física de centros de internação das divisões regionais metropolitanas Noroeste (DRMNO) e Sudeste (DRMSE). As aulas acontecem até a próxima semana no espaço do Núcleo de Acervo Institucional Documental (NAID), no bairro do Belenzinho, na cidade de São Paulo.

O conteúdo programático envolve teoria e prática do básico da modalidade. Entre as estratégias de abordagem estão a de criar nos profissionais de Educação Física uma consciência pedagógica baseada no ensino do skate, assim como capacitá-los para iniciar os jovens na modalidade, com lições de técnicas e manobras.

“Vivenciamos diferentes sensações que nos remeteram a recortes de nossas infâncias, bem como o aprender a ensinar”, conta o técnico da Gefesp, o profissional de Educação Física Rafael Santos da Silva. Ele tem acompanhado as aulas ao lado da profissional de Educação Física Valéria Gonçalves, também técnica da Gerência.

A empresa RV Sports Engenharia & Serviços é a responsável por operacionalizar a formação, após vencer processo licitatório em pregão eletrônico.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP