Gefesp faz balanço do Dia Mundial da Atividade Física

Mais de 2.000 adolescentes e servidores praticaram algum tipo de exercício na data dedicada a discutir uma vida mais saudável

Um grupo de 2.061 adolescentes atendidos em 64 centros socioeducativos da Fundação CASA e servidores participaram de algum tipo de atividade física, com o devido distanciamento social e cuidados para evitar a propagação da Covid-19, na semana em que se celebrou o Dia Mundial da Atividade Física.

Foram 1.792 jovens e 279 servidores envolvidos em 165 atividades diferenciadas. Os dados foram compilados pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA, que todos os anos incentiva os profissionais de Educação Física da Instituição e setor pedagógico a realizar a ação nos centros de atendimento, incentivando a prática como uma vida mais saudável.

Em 2021, o tema foi “Pouco vale muito!”. O projeto acontece há 15 anos, numa proposta conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), além do apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

A proposta se baseia na filosofia de que a prática diária de atividade física por 60 minutos – consecutivos ou acumulados – colabora na melhor qualidade de vida.

Na Fundação CASA, o objetivo foi sensibilizar para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável mediante a prática de atividades corporais e motoras.

“Nos centros, sugerimos a promoção de práticas corporais diferenciadas da rotina, para estimular a discussão e reflexão dos jovens sobre os benefícios da adoção de um estilo de vida mais ativo”, explica a gerente da Gefesp, Janaína de Brito Asprino. “Pedimos que essas atividades fossem desenvolvidas seguindo o Orientador Técnico de Saúde, conforme os protocolos da Organização Mundial da Saúde.”

As atividades – desde tênis de quadra, condicionamento físico, dança, slack line, entre outros – ocorreram entre os dias 05 e 09 de abril. O Dia Mundial da Atividade Física é celebrado no dia 06 de abril.