Gefesp divulga balanço do Dia Mundial da Atividade Física na Fundação CASA

Mais de 2,5 mil adolescentes e servidores de 75 centros socioeducativos se moveram em busca de melhor qualidade de vida

O total de 2.539 adolescentes em atendimento na Fundação CASA e servidores de 75 centros socioeducativos em todo o Estado de São Paulo participaram de 167 práticas na semana do Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 06 de abril. O balanço foi divulgado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Instituição nesta quarta-feira (19).

A proposta da data foi sensibilizar sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais ativa e saudável por meio da prática diária de exercício físico pelo período de 60 minutos, consecutivos ou acumulados. O tema de 2023 foi “Divirta-se, seja ativo!”.

Na Fundação CASA, as atividades ocorreram entre os dias 03 e 06 de abril. Neste ano, houve aumento de 16,8% no número total de participantes em relação à edição de 2022, quando 2.174 jovens atendidos e servidores de 67 centros socioeducativos se envolveram.

Desde o futevôlei adaptado do CASA Arcebispo Dom Hélder Câmara, em Franca, ao futebol americano no CASA São Bernardo II, em São Bernardo do Campo, o rol de práticas foi variado, pois a ideia orientada pela Gefesp foi promover ações diversas da rotina de esporte que os adolescentes já têm nos centros socioeducativos – ao menos duas vezes na semana profissionais de Educação Física da Fundação CASA aplicam atividades.

“A prática esportiva impacta positivamente na saúde física e mental do ser humano, em especial entre aqueles que estão privados de liberdade”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. “Iniciativas temáticas como essa ajudam a enriquecer a agenda pedagógica dos adolescentes e incentivam a participação dos servidores.”

Em 2023, o Dia Mundial da Atividade Física completou sua 26ª edição da iniciativa desenvolvida em conjunto pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Na Fundação CASA, todos os anos, a equipe da Gefesp incentiva os profissionais de Educação Física e o setor pedagógico a realizar a ação nos centros de atendimento, estimulando a busca por uma vida mais saudável.