Fundação CASA reúne jovens em internação no III Torneio de Damas On-line

Cerca de 240 adolescentes de 82 centros socioeducativos em todo o Estado participam de competição nesta sexta-feira (31)

Aproximadamente 240 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação ou estão em internação provisória em 82 centros da Fundação CASA no Estado de São Paulo participam nesta sexta-feira (31), a partir das 14h, do III Torneio Estadual de Damas On-line.

As partidas serão disputadas por meio da plataforma gratuita http://lidraughts.org, com os jovens acessando a partir de computadores conectados à internet nos próprios centros socioeducativos.

Os adolescentes participantes se encontram em atendimento em 78 centros socioeducativos masculinos e quatro femininos, localizados em 40 municípios paulistas. Todas as oito divisões regionais da Fundação CASA, responsáveis por supervisionar os centros de atendimento, estão representadas, após realizarem seletivas nas etapas regionais.

São adolescentes das cidades de São Paulo, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Franco da Rocha, Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Atibaia, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Sorocaba, Bauru, Botucatu, Itapetininga, Iaras, Cerqueira César, Araçatuba, Lins, Marília, Presidente Bernardes, Irapuru, São José do Rio Preto, Mirassol, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Taquaritinga, Franca, São Carlos, Araraquara, São Vicente, Guarujá e Peruíbe.

“O jogo de tabuleiro on-line auxilia pedagogicamente para o adolescente desenvolver o raciocínio rápido e lógico”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. “Realizar um torneio on-line é um meio de utilizarmos as tecnologias e colaborar na integração social e comunitárias desses jovens.”

Não há separação de gênero ou categorização de modalidade nas disputas. As disputas, aliás, são similares ao sistema suíço, utilizado no xadrez, em que o número de partidas é pré-estabelecido de acordo com o número de participantes.

As regras oficiais utilizadas no Torneio são da Confederação Brasileira de Jogo de Damas. Profissionais de Educação Física da Fundação CASA acompanham os adolescentes durante as partidas.

Os dez primeiros colocados serão premiados com medalhas. A etapa estadual da 3ª edição do Torneio é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.