Fundação CASA realiza evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra com foco no enfrentamento ao racismo

Aproximadamente 4,5 mil adolescentes são atendidos pela instituição, dos quais 57,38% se identificam como pardos e 14,27% como negros

 

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) promoverá, no dia 29 de novembro, às 9h30, um evento alusivo ao Dia da Consciência Negra no auditório de sua sede, em São Paulo. A iniciativa contará com a presença da presidente da instituição, Claudia Carletto, e do secretário executivo de Estado da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, além de parceiros estratégicos na luta pela igualdade racial.

“Esse evento reafirma o compromisso do Estado em não apenas combater a discriminação racial, mas em promover ações concretas de conscientização e acolhimento. Nossa meta é assegurar que cada denúncia de racismo receba a atenção devida, ao mesmo tempo em que capacitamos profissionais para lidar com esse desafio de forma efetiva. Temos essa missão de construir políticas públicas que, de fato, impactem vidas e contribuam para a igualdade racial em nossa sociedade”, destaca o secretário executivo de Estado da Justiça e Cidadania, Raul Christiano.

O evento contará com palestras de representantes da Coordenadoria de Políticas para a População Negra da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial do Município de São Paulo. As discussões abordarão a conscientização da data, a desconstrução do preconceito, a história da comunidade negra e a importância da Lei Estadual nº 14.187/2010, que trata de penalidades administrativas para atos de discriminação racial, e estratégias para promover a cidadania racial no Estado. Veja a programação abaixo.

A celebração será realizada em formato híbrido, com participação presencial no auditório da sede da Fundação CASA e transmissão online para as Diretorias Regionais e Centros Socioeducativos através do link disponibilizado na intranet da instituição

“A Fundação CASA tem o dever de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, oferecendo aos nossos servidores e adolescentes não apenas conhecimento, mas também ferramentas para transformar realidades e combater a discriminação. Juntos, com a Secretaria da Justiça e Cidadania, queremos reforçar que racismo é crime e que estamos aqui para agir, educar, acolher e oportunizar”, destaca a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Atualmente, a Fundação CASA atende aproximadamente 4,5 mil adolescentes, dos quais 57,38% se identificam como pardos, 14,27% como negros, 27,94% como brancos, 0,27% como amarelos e 0,13% como indígenas.

Programação

29/11/2024, das 9h30 às 12h

Link de transmissão: disponível na intranet.

9h30 – Abertura

      Palavras da Presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

      Palavras do Secretário Executivo de Estado da Justiça e Cidadania, Raul Christiano.

      Anúncio da parceria a ser firmada entre a Fundação CASA e a Secretaria da Justiça e Cidadania, visando ações conjuntas de enfrentamento ao racismo na instituição, contemplando servidores e adolescentes.

10h15 – Coordenação de Políticas para Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo

Tema: Novembro – Resistência

Palestrante: Prof.ª Elisa Lucas Rodrigues – Secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial

10h45 – Coordenadoria de Políticas para a População Negra, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania: Racismo

Tema: Desafios e Avanços no Enfrentamento ao Racismo no Estado de São Paulo – Consciência para uma Cidadania Racial

Palestrante: Robson Silva Ferreira.

11h15 – Coordenador do Eixo Transporte e Mobilidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Diretor da AME, colaborador do Aristocrata Clube, ganhador do troféu Raça Negra e do prêmio Luiz Gama

Palestrante: Marco Pellegrini

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP