Fundação CASA publica guia sobre o NAID
Conheça o Núcleo de Acervo Institucional Documental, que gerencia cerca de 660 mil prontuários de jovens atendidos
Você sabia que a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) possui um arquivo histórico com informações sobre os adolescentes que foram atendidos desde a primeira metade do século passado, quando ainda havia também o atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade?
A responsabilidade por gerir esse enorme acervo físico e digital, com cerca de 660 mil prontuários, é da equipe do Núcleo de Acervo Institucional Documental (NAID), vinculado à Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI). Para informar suas atribuições, a Fundação CASA publica um guia sobre o NAID.
De acordo com a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a preservação da documentação impacta na guarda da memória institucional e da história das crianças e adolescentes atendidos.
“Precisamos avaliar que também é um material de valor histórico sobre a evolução do atendimento a meninos e meninas vulneráveis ou autores de ato infracional, demonstrando a evolução da legislação e da política pública ao longo de quase um século”, afirma Claudia Carletto.
Os documentos, físicos e digitais, organizados e geridos pelo NAID possuem informações sobre crianças e jovens atendidos que remontam o ano de 1925. O guia ainda traz informações sobre o processo de digitalização do acervo, iniciado em 2022.
Acesse a íntegra do guia do Núcleo de Acervo Institucional Documental.