Fundação CASA promove Seminário Nacional inédito sobre Alfabetização e Letramento na Socioeducação

Evento será realizado de forma online nos dias 12 a 16 de dezembro; Estados interessados em participar devem enviar projetos pré-selecionados até 11/11

A Fundação CASA, por meio de sua Gerência de Governança da Educação, vinculada à Superintendência Pedagógica e a Universidade Corporativa – UNICASA, convida a todos os integrantes do sistema socioeducativo brasileiro a participarem da primeira edição do “Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento na Socioeducação”.

O evento é inédito e deverá acontecer entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2022, por meio da plataforma online do Microsoft Teams.

O Seminário tem como objetivo celebrar e compartilhar projetos e boas práticas de todo o país, direcionadas para adolescentes em medida socioeducativa de ambos os sexos, reconhecendo iniciativas que visam superar as dificuldades de aprendizagem nesse âmbito.

Os projetos deverão se encaixar em um dos quatro eixos temáticos do seminário, que são: 1) Alfabetização: trabalho desenvolvido com o analfabeto absoluto; 2)Letramento: trabalhos voltados a fluência leitora e produção textual; 3)Ambientes Aprendentes: produção e utilização dos ambientes aprendentes como ferramenta facilitadora do processo de ensino aprendizagem; e 4) Integralidade das áreas no processo de alfabetização e letramento: ações das áreas de Arte Cultura, Educação Profissional e Educação Física e a própria área escolar na contribuição do processo de alfabetização e pós alfabetização na socioeducação.

A inscrição dos projetos será dividida em duas fases.

Na primeira, os Estados interessados devem encaminhar seus projetos, pré-selecionados e revisados do ponto de vista gramatical, ortográfico e de digitação, pelo e-mail da Gerência de Governança da Educação (gerenciaescolar@fundacaocasa.sp.gov.br) até o dia 11 de novembro (uma sexta-feira).

Na fase seguinte, os Estados deverão realizar a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira fase, entre os dias 16 e 18 de novembro, através de link que será enviado aos Estados participantes, via e-mail cadastrado anteriormente.

Os projetos devem ser encaminhados em formatos variados como Power Point, audiovisuais, dentre outros recursos, mas devem conter, obrigatoriamente, os seguintes itens: 1) Breve descrição do trabalho realizado; 2) Fundamentação teórica; 3) Descrição da metodologia usada para o desenvolvimento do trabalho; 4) Número de adolescentes participantes; 5) Faixa Etária; 6) Responsável(s) pelo desenvolvimento da proposta; 7) Espaço utilizado; 8) Período de aplicação e 9) Resultados parciais ou finais.

É importante encaminhar registros, em foto ou vídeo, da execução dos projetos. Também serão aceitos depoimentos de estudantes, professores, profissionais das Unidades Socioeducativas e eventualmente parceiros. Lembrando que todas as imagens de socioeducandos devem atender as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com suas identidades preservadas.