Fundação CASA promove palestra aos servidores de Araçatuba com foco na saúde mental dos adolescentes

Palestra aborda desafios da impulsividade e insônia na adolescência e o papel dos profissionais na abordagem correta

Cerca de 39 servidores da Fundação CASA Araçá e Araçatuba participaram, no dia 24 de setembro, de uma palestra focada na saúde mental dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O encontro, conduzido pela psiquiatra Vitória Luvisari Furtado, abordou temas como impulsividade e insônia, desafios comuns enfrentados pelos jovens, além da importância de uma abordagem profissional adequada, especialmente devido à falta de maturidade cerebral nessa fase da vida.

Durante a apresentação, a palestrante destacou que agir de forma impulsiva é uma característica comum na adolescência, mas pode ser mais intensa entre os jovens em medidas socioeducativas devido ao histórico de negligência e violência. Segundo a psiquiatra, essa realidade exige dos servidores habilidades específicas para lidarem com os adolescentes.

Vitória alertou que muitos adolescentes se julgam, e o papel do profissional é estabelecer um canal de comunicação e confiança com eles. Ela também recomendou técnicas como a respiração profunda e a compreensão dos processos de adaptação como alternativas para lidar com a insônia, evitando o uso desnecessário de medicamentos.

A psiquiatra aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da campanha “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio, destacando a relevância da saúde mental não só para os adolescentes, mas também para os servidores. “Ao cuidarem de si mesmos, os profissionais se tornam mais aptos a apoiarem os jovens em suas jornadas de ressocialização, porque é o homem que salva o homem”, comentou Vitória. A iniciativa da Fundação CASA está alinhada à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI).

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressaltou a importância da palestra para o desenvolvimento contínuo dos profissionais. “Capacitar nossos servidores em saúde mental é essencial para o sucesso do trabalho socioeducativo. Este evento representa mais um passo em direção ao bem-estar dos adolescentes e dos nossos profissionais.”

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP