Fundação CASA promove evento musical no Itaú Cultural

Cerca de 65 adolescentes de oito centros da capital, interior e litoral se apresentam no evento “Nós pela Cultura”

Os jovens que cumprem medida socioeducativa nos centros da Fundação CASA da capital, interior e do litoral se apresentam no evento musical “Nós pela Cultura”, promovido pela Instituição em parceria com Itaú Cultural e o Projeto Guri. As apresentações acontecem na segunda-feira (07/11), a partir das 14h, no teatro do Itaú Cultural, na capital paulista. Não haverá abertura ao público em geral.

No palco do teatro, cerca de 65 adolescentes apresentarão ritmos musicais com violino, violão, percussão, canto coral, rap e makulelê. É o primeiro evento cultural realizado pela Instituição após a decretação da pandemia de Covid-19. O evento contará com a participação especial do MC Marcello Gugu, um dos grandes nomes do rap nacional.

Como explica o gerente de arte, cultura e ensino profissionalizante da Fundação CASA, Wellington do Carmo Medeiros de Araújo, o objetivo do evento é de celebrar o retorno das apresentações culturais nos teatros apresentando o resultado do trabalho pedagógico realizado nos Centros ao longo do ano. “Entendemos que eventos desta natureza possibilitam aos adolescentes participantes a sensação de conquista já que a apresentação exige dedicar-se às aulas e ensaios ao longo de um tempo. O evento não é um ponto isolado, mas um ponto de chegada de um percurso educativo de desenvolvimento pessoal”, disse o gerente.

O Superintendente Pedagógico, Carlos Alberto Robles, lembra que neste ano, considerando o expressivo investimento em tecnologia, pela primeira vez, os centros de atendimento poderão assistir ao evento à distância já que será transmitido internamente nas TVs Smart que todos possuem.

Os jovens participantes, de ambos os sexos, estão internados nos CASAs São Paulo, São Luiz II, Rio Tâmisa, Itaquera, Jacareí, Maestro Carlos Gomes, Guarujá e Cerqueira César.

Para o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, o evento possibilita aos jovens uma nova experiência. “A ideia é que eles tenham a experiência de apresentar-se num palco e mostrem o resultado do aprendizado que tiveram”.