Fundação CASA promove ações com os jovens para celebrar o Natal

Atividades renovam as esperanças e marcam a possibilidade de escolher novos caminhos para o próximo ano

Em um ano em que todos tiveram de praticar a solidariedade, a união e a empatia com o próximo para poder combater a pandemia da Covid-19, o Natal na Fundação CASA ganhou um sentimento extra de renovação e de esperança, com planos para 2021. Para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa a data também marca um processo reflexivo, com a possibilidade de escolher novos caminhos e de recomeçar suas histórias.

Nesse período, a programação natalina nos centros socioeducativos localizados na capital, litoral e interior conta com diversas atividades, como oficinas de decoração e de canto coral, murais com desejos e objetivos para o próximo ano e até mesmo a criação dos tradicionais cartões para serem entregues aos familiares.

Capital e região Metropolitana

Nas cidades de São Paulo e Osasco, a decoração natalina, baseada no uso de materiais recicláveis, ganhou até um concurso entre os CASAs dos complexos Vila Maria e Raposo Tavares, para eleger a mais bonita e criativa. A inventividade para enfeitar o ambiente foi longe: nas mãos das adolescentes de um centro feminino, conduítes de fios elétricos se transformaram em árvore de Natal.

Litoral e região do ABC

Entre os centros da DRL, o destaque foi a árvore de Natal do CASA São Bernardo I construída com livros recicláveis. Nos CASAs São Bernardo II e Mongaguá os jovens confeccionaram cartões natalinos para os familiares e participaram de oficinas de enfeites e cartazes que decoraram os espaços dos centros de atendimento.

Região de Campinas e Franco da Rocha

Nos centros da DRMC as atividades estão a todo vapor. No CASA Laranjeiras, em Mogi Mirim, os adolescentes estão participando de uma ação solidária. Eles estão confeccionando embalagens feitas de papel sulfite com mensagens natalinas que serão doadas para um instituto que abriga idosos no município de Mogi Mirim.

Já no CASA Mogi Mirim, o destaque foi a árvore de Natal montada com garrafas PET. Adornos e cartões natalinos também foram produzidos pelos adolescentes. Os CASAs Novo Tempo, em Franco da Rocha; Maestro Carlos Gomes, em Campinas; e Limeira, promoveram oficinas de confecção de decorações natalinas.

Região Sudoeste

No CASA Sorocaba I o destaque ficou por conta da confecção de panetones e suspiros, que serão presenteados para os familiares dos jovens. No CASA Sorocaba II, os jovens confeccionaram caixas com a técnica de Decoupage, já no CASA Sorocaba III foram trabalhados temas reflexivos como o significado da data.

Em Iaras, os CASAs Três Rios e Madre Teresa de Calcutá I elaboraram decorações natalinas, com direito a presépio de material reciclado, painéis de fuxico e guirlandas. Na cidade de Bauru, o CASA Nelson Mandela elaborou um presépio no formato de mural, utilizando simbologias para explicar o advento.

Em Cerqueira César, o CASA masculino João Paulo II elaborou enfeites de Natal e criou um projeto para celebrar a data. O CASA feminino Anita Garibaldi também realizou decorações, utilizando meias recicladas para fazer um boneco de neve e o CASA feminino Cerqueira César criou um especial de natal com as jovens do Canto Coral, que utilizaram fantoches para cantar a música Bom Natal.

Região Oeste

Nos centros da região Oeste, os destaques ficaram por conta da confecção de sacolinhas com doces que serão doadas para crianças em vulnerabilidade social pelo CASA Vitória Regia, de Lins.

Já nos CASAs Araçatuba, Mirassol, Marília, Irapuru I e II, Tanabi e São José do Rio Preto o destaque é a elaboração de decorações típicas. No CASA Rio Dourado, os jovens realizaram a apresentação de Canto Coral e o CASA Presidente Bernardes promoveu um jogral natalino.

No CASA Presidente Bernardes, os jovens realizaram uma apresentação de canto coral e um dos adolescentes, vestido de Papai Noel, entregou para os familiares lembranças como panos de prato, vasilhas e panetones. Ao final, foi realizado um discurso de encerramento do ano.

Região Norte

Os centros da Fundação CASA Ribeirão Preto, Cândido Portinari, Rio Pardo, Franca (Internação, CAIP e Semiliberdade), Batatais, Araraquara, São Carlos, Sertãozinho e Taquaritinga, focaram em atividades diversas como exibição de filmes, criação de varal e árvore de desejos para 2021, oficinas de decoração natalina, confecção de cartões natalinos e bate-papos sobre o significado do Natal.

Alto Tietê e Vale do Paraíba

Nos centros da Fundação de Itaquaquecetuba, Guarulhos, Atibaia, Arujá e Serra da Cantareira, os jovens se dedicaram a produção de enfeites variados, como painéis com papais-noéis, Árvores de Natal com material reciclável, guirlandas, bonecos de neve e cartões para as famílias.