Fundação CASA promove 10ª edição do Seminário de Pesquisas Acadêmicas

Iniciativa visa valorizar e motivar a produção desses trabalhos no âmbito institucional; evento terá transmissão pelo Microsoft Teams

 

  A Fundação CASA, através da UNICASA, realiza nesta quinta-feira (16/11), das 14h às 16h, a 10ª edição do Seminário de Pesquisas Acadêmicas da Instituição.  

A iniciativa visa valorizar e divulgar esses trabalhos, alguns produzidos dentro do próprio órgão, como forma de motivar a participação e a realização de mais estudos acadêmicos, promovendo a construção do conhecimento na socioeducação. 

O evento contará com transmissão por meio da plataforma do Microsoft Teams e o link já está disponível na Intranet

Todas as pesquisas foram desenvolvidas por servidores da Fundação CASA, que possuem mestrado em suas respectivas áreas. Ao total, serão apresentados três estudos distintos.  

O primeiro tem como título: “Adolescentes em privação de liberdade e a Violência por Parceiro Íntimo (VPI)” e foi desenvolvido pela enfermeira da Gerência de Saúde, Cintia Magalhães Néia, que é mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).  

Em sua pesquisa, Cíntia identificou que a VPI está presente no contexto social de muitos jovens que cumprem medidas socioeducativas e que eles se alternam tanto no papel de agressores quanto no papel de vítimas, sendo as práticas mais frequentes as violências psicológica e física. O enfrentamento da violência foi relatado por meio de propostas pouco eficazes, que podem, inclusive, favorecer o papel do agressor. 

Na sequência, será apresentado o segundo estudo, que traz como título: “Trabalhadores da Fundação CASA: Como estão suas condições de saúde e trabalho, “senhores” e “senhoras”?”.  

A pesquisa foi produzida pelo profissional de educação física do CASA Franca, Rangel Andrade Silva, que é mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN) (Taxista CAPES) e doutorando em Promoção de Saúde pela UNIFRAN (Taxista CAPES). 

Em seu estudo, Silva objetivou conhecer as condições de saúde e trabalho de profissionais da socioeducação, através de um questionário sociodemográfico de qualidade de vida no trabalho (QVT) e de um grupo focal.  

Por fim, ocorrerá a apresentação da terceira pesquisa do Seminário, que aborda o tema: “Evidências de validade de instrumentos para avaliar os transtornos depressivos e de ansiedade em idosos brasileiros”.  

Ela foi desenvolvida pela psicóloga da Fundação CASA, Sandra Regina Sá, que é mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e atuou em um projeto de pesquisa pelo Laboratoire de Méthodes Psychométriques et Experimentales da Université du Québec à Trois-Riviéres (UQTR) no Canadá. Sandrá também é psicometrista em Instrumentos de Avaliação, possuí Bacharelado e Licenciatura em Psicologia e MBA em Recursos Humanos. 

Em sua pesquisa, ela abordará os resultados por sua busca de evidências de validade de conteúdo e de estrutura interna de instrumentos para avaliação dos Transtornos Depressivos (TDs) e dos Transtornos de Ansiedade (TAs). Ambos os transtornos são prevalentes atualmente, porém, os instrumentos para avaliar a sua ocorrência são frágeis e imprecisos, sem evidências de validade psicométricas contemporâneas. 

O 10º Seminário de Pesquisa possibilita a difusão do conhecimento teórico, favorecendo o aperfeiçoamento do atendimento no cotidiano e ainda estimula o incentivo na qualificação profissional dos servidores da Fundação CASA. 

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP