Fundação CASA participa de mesa redonda na Pinacoteca de São Paulo sobre arte e cultura para pessoas privadas de liberdade

Debate ocorre na próxima sexta-feira (6) e é parte dos Encontros de Formação Presencial para educadores do Núcleo de Ação Educativa

 

Grupo de jovens da Fundação CASA visita Pinacoteca
Jovens da Fundação CASA aprendem em visita guiada à Pinacoteca de São Paulo.

A arte e a cultura podem e devem estar presentes em contextos de privação de liberdade, como em centros de atendimento socioeducativo a adolescentes e unidades prisionais destinadas a adultos. A partir desse enfoque, a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), representada pelo seu gerente de Arte e Cultura, Wellington Araújo, participa na próxima sexta-feira (6), às 14h, na capital paulista, de uma mesa redonda na Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Intitulada “Arte e cultura em contextos de privação de liberdade”, a mesa redonda é parte dos Encontros de Formação Presencial para educadores, promovido pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca para profissionais da educação e interessados no uso educativo das artes, iniciado na última segunda-feira (2).

Durante sua exposição, o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA discutirá a importância de promover atividades culturais com os jovens da instituição, o que inclui a visitação aos equipamentos culturais, durante o cumprimento da medida, um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“A medida socioeducativa tem uma dimensão substancial ético-pedagógica que afeta diretamente o indivíduo, sendo que a cultura e a arte também permeiam as atividades pedagógicas nos centros de atendimento e influenciam diretamente no desenvolvimento do adolescente no seu processo”, explica Araújo.

A Fundação CASA mantém uma parceria com o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, e outros equipamentos culturais, para visitações dos jovens, presenciais ou on-line, às exposições abertas ao público. Só em 2024, foram 433 visitas a diversos equipamentos culturais que beneficiaram 2.639 adolescentes no Estado.

O debate ainda contará com ativista em direitos humanos André Luzzi de Campos, doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor do Centro de Políticas Específicas, na Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP); a historiadora Cristiane Checchia, professora de Literatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA); e Gabriela Aidar, coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca de São Paulo, mestre em Museologia pela Universidade de Leicester (Inglaterra).

Na ocasião também será lançada a publicação digital “Traços livres: experiências de arte e educação em situações de privação de liberdade”, da Pinacoteca de São Paulo.

Os Encontros de Formação começaram na última segunda (2), com a palestra sobre arte e cultura digital, da artista Giselle Beiguelman, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Já no dia 11 de dezembro, profissionais do Centro de Convivência É de Lei tratam da política de redução de danos como estratégia de abordagem ao uso de drogas na região central da cidade de São Paulo. O Centro de Convivência é uma organização social paulistana que oferece acolhimento, orientação e encaminhamento a pessoas usuárias de drogas, utilizando a promoção da redução de danos.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Sobre a Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até́ a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP