Fundação CASA na luta contra o tabagismo: Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em agosto

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto, serve como âncora para uma série de ações de conscientização sobre o tema, que ocorrem ao longo desse mês. Em prol da saúde, a Fundação CASA reforça esta ação.
 
A data foi criada em 1986 pela Lei nº 7488, que também inaugurou o processo de normatização voltado para o controle do tabagismo, tratando-o como um problema de saúde coletiva.
 
Além dos malefícios já conhecidos que podem acometer quem fuma, vale ressaltar que o tabagismo não afeta apenas o fumante, mas também aqueles ao seu redor. O fumo passivo, por exemplo, expõe todos que estiverem próximos aos mesmos riscos que os fumantes ativos enfrentam.
 
Doenças cardiovasculares, respiratórias e cânceres de pulmão e de garganta são alguns dos males diretamente atribuídos ao uso do tabaco e de outros produtos fumígenos.
 
O tabagismo também é uma das principais causas de doenças preveníveis e mortes prematuras. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de um milhão de doenças e centenas de milhares de mortes ocorrem todos os anos por eventos associados ao tabagismo.
 
O uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), conhecidos como pods ou vapes, não reduz o risco de desenvolver as mesmas doenças associadas ao tabagismo. Os compostos utilizados na fabricação dos líquidos que dão sabor aos DEFs, quando aquecidos para serem vaporizados, podem se transformar em substâncias cancerígenas, como o formaldeído. Além disso, a presença da nicotina na composição de alguns dos líquidos também contribui para a manutenção do vício.
 
Métodos para largar o cigarro
 
– Parada Imediata
Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.
 
– Parada Gradual
Você pode utilizar este método de duas formas:
 
1) Reduzindo o número de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.
no segundo – 25
no terceiro – 20
no quarto – 15
no quinto – 10
no sexto – 5
O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
 
2) Atrasando a hora do primeiro cigarro
Por exemplo: no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas,
no segundo às 11 horas,
no terceiro às 13 horas,
no quarto às 15 horas,
no quinto às 17 horas,
no sexto às 19 horas,
no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
 
Importante: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações contidas neste texto têm apenas caráter educativo. Procure sempre um profissional.
 
Fontes:
 
 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP