Fundação CASA leva arte e cultura aos jovens em encontro virtual com artista renomado em 27 de agosto
Mais de 50 adolescentes de centros socioeducativos se preparam para um diálogo enriquecedor com o artista Maxwell Alexandre sobre sua exposição atual
Adolescentes de 13 centros socioeducativos da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), situados na capital, litoral e interior de São Paulo, que já visitaram a exposição “Novo Poder: Passabilidade” do renomado artista carioca Maxwell Alexandre no Sesc Paulista, terão a chance de participar de um encontro virtual com o artista. Marcado para 27 de agosto, este evento promovido pela Gerência de Arte e Cultura da Instituição busca expandir o acesso à cultura e ao conhecimento. A iniciativa oferece aos jovens a oportunidade de interagir com a arte contemporânea e refletir sobre temas atuais, enriquecendo seu repertório cultural e ampliando suas perspectivas sociais.
Até o momento, 53 adolescentes desses 13 centros estão confirmados na videochamada, com a possibilidade de adesão de outros centros. Os centros participantes incluem: Rio Turiassú e Topázio, na capital; Guarujá e Vila de São Vicente, no litoral; Lorena e Jacareí, na região administrativa de São José dos Campos; Santo André II, Novo Tempo (Franco da Rocha) e Osasco I, na região metropolitana de São Paulo; Sorocaba II e Cerqueira César, na região de Sorocaba; Mogi Mirim, na região de Campinas; e Rio Dourado, em Lins, Bauru.
“Esta ação é o fechamento de um valioso processo educativo. A ida até a Unidade do Sesc na Avenida Paulista já foi significativa. E quando chegaram viram retratadas pessoas comuns do cotidiano, aquelas que nunca são vistas em destaque. Há muito simbolismo e quebra de paradigmas nisso, mas também de estímulo. O ponto alto será o encontro com o artista, um jovem negro que alcançou importância no meio artístico internacional. Acreditamos que vivências como estas, com o artista e seu trabalho, impactam fortemente nossos adolescentes e possuímos integral compromisso com sua realização, explica o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Wellington Araújo.
Para garantir uma conversa enriquecedora e produtiva com o artista, os adolescentes participarão de um encontro virtual preparatório com os educadores da exposição no dia 23 de agosto. Durante esta sessão, será apresentada a mostra, bem como a vida e obra de Maxwell Alexandre, estimulando os jovens a refletirem e desenvolverem perguntas para o artista.
A exposição “Novo Poder: Passabilidade” está em exibição no Sesc Paulista, na Avenida Paulista, desde 19 de abril. Composta por 56 obras, a mostra explora a interseção entre identidade, poder e passagem. Maxwell Alexandre utiliza suas pinturas a óleo para desafiar estereótipos e questionar narrativas sociais e culturais predominantes no Brasil, oferecendo reflexões provocativas sobre as realidades contemporâneas do país. A entrada é gratuita, e a exposição seguirá até 29 de setembro. Antes de São Paulo, a exposição foi exibida em Madrid, na Espanha, e no 1º Pavilhão Maxwell Alexandre, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.
“Ações como essa são ótimas oportunidades para fomentar o crescimento pessoal e social dos jovens atendidos pela Fundação CASA. Através delas, buscamos não apenas ampliar o acesso à cultura, mas também inspirar e motivar nossos adolescentes a enxergar novas possibilidades para o futuro. É uma alegria termos o Sesc como parceiro. Envolver-se com a arte contemporânea oferece a eles um espaço para expressar suas próprias vivências e compreender a diversidade de perspectivas que compõem nossa sociedade. Essa ação é parte do nosso compromisso contínuo de proporcionar experiências transformadoras que contribuam para a reintegração social e o desenvolvimento integral dos nossos jovens”, destaca a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.