Fundação CASA lança concurso criativo para jovens redefinirem nome e identidade visual do programa de Pós Medida
Ação pedagógica visa engajar os jovens na escolha de um novo nome para o programa Novos Tempos, estimulando a criatividade e a reflexão crítica
A Fundação CASA está promovendo um concurso interno exclusivo para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, com o objetivo de renomear o Programa de Pós Medida, atualmente denominado “Novos Tempos”. Organizado pela Gerência de Pós Medida em parceria com a Assessoria Especial de Política Socioeducativa e a Diretoria de Gestão e Articulação Regional, o concurso convida jovens de 84 centros socioeducativos de internação e semiliberdade a contribuir para a reestruturação do programa, sugerindo novos nomes baseados em suas vivências e criando ilustrações e desenhos para a nova identidade visual.
O objetivo principal do concurso é fomentar a participação ativa dos adolescentes na transformação do programa, incentivando o desenvolvimento de suas habilidades criativas e reflexivas. A iniciativa visa ampliar o impacto do Programa de Pós Medida, iniciado em fevereiro de 2024, que anteriormente focava principalmente na empregabilidade e agora irá abranger um suporte mais amplo, incluindo o acesso a direitos e a outros aspectos da cidadania.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressalta o impacto transformador deste concurso: “Queremos que os jovens se percebam como atores principais das mudanças que almejam em suas vidas. Esta é uma oportunidade única para que eles contribuam no redesenho de um programa essencial para fortalecer sua autoestima e autonomia, especialmente no momento da extinção da medida e do retorno à sociedade. Nosso objetivo é prepará-los para aproveitar as novas oportunidades e, principalmente, para que possam voltar a sonhar”, afirma.
Renata Mie, gerente de Pós Medida, ressalta a importância dessa reformulação: “A revisão do Programa tem o objetivo de ampliar o nosso olhar para as demandas dos jovens em pós medida. Ouvir o público alvo é essencial e essa também é a intenção do Concurso, esperamos que os adolescentes e jovens expressem, por meio da arte, suas necessidades e aspirações.””, destaca.
Os adolescentes poderão participar voluntariamente do concurso, enviando suas sugestões de novos nomes e materiais artísticos, como colagens, desenhos, poesias e letras de música. O desenho vencedor será estampado em uma mochila que cada adolescente receberá ao deixar a Fundação CASA, tornando-se uma lembrança significativa de sua jornada. Para incentivar a participação, cada centro socioeducativo organizará atividades interativas para apresentar e discutir o concurso com os adolescentes. As propostas deverão ser submetidas às Divisões Regionais, que selecionarão os três melhores nomes e os três melhores materiais artísticos para o envio final à Gerência de Pós Medida, por meio de um formulário online.
As propostas serão avaliadas por comissões julgadoras formadas por membros dos centros de atendimento, Divisões Regionais e uma Comissão de Seleção. Os critérios de avaliação incluem relevância temática, originalidade, criatividade e qualidade estética. As atividades de participação devem ser concluídas até 6 de setembro, com a seleção final prevista para 13 de setembro.
O resultado do concurso será divulgado nas redes sociais da Fundação CASA e os autores das propostas selecionadas serão recebidos pela presidente da Instituição, Claudia Carletto, que os parabenizará pessoalmente e entregará certificados de participação.
Reformulação do Programa Novos Tempos
Lançado em fevereiro de 2024, o Programa Novos Tempos da Fundação CASA é uma iniciativa que acompanha adolescentes e jovens após o cumprimento de medidas socioeducativas, assegurando o acesso a direitos fundamentais. Com um enfoque renovado, o programa vai além da empregabilidade, promovendo a inclusão em políticas públicas, educação, qualificação profissional e geração de renda.
Após o desligamento da Fundação CASA, a adesão ao Programa Novos Tempos é voluntária e requer a assinatura de um Termo de Adesão. Para adolescentes menores de 18 anos, é necessária a assinatura do responsável legal, enquanto jovens maiores de 18 anos podem assinar o termo por conta própria. Caso não tenha feito adesão no momento de sua saída da Fundação CASA, terá a oportunidade de se inscrever posteriormente, por meio do telefone fornecido no momento do desligamento, dentro de um prazo de até três meses. A adesão pode ser formalizada pelo envio do Termo de Adesão ou uma carta de próprio punho para a equipe do Programa, marcando o início do acompanhamento contínuo.
Mais de 400 jovens já foram atendidos pela iniciativa.