Fundação CASA lança cartilha para orientar famílias sobre visitas nos centros socioeducativos

Documento visa esclarecer procedimentos e reforçar a importância do vínculo familiar para jovens em medidas socioeducativas

A Fundação CASA lançou uma cartilha destinada a orientar as famílias sobre as visitas aos centros socioeducativos na região metropolitana, litoral e interior do Estado de São Paulo. Este material informativo estará disponível para consulta em todas as unidades e foi criado com o objetivo de esclarecer procedimentos e fortalecer a participação dos familiares no processo de cumprimento das medidas socioeducativas desde a chegada dos jovens.

Intitulada “Cartilha da Família”, a publicação traz orientações gerais sobre quem pode realizar visitas, destacando que o primeiro contato deve ser preferencialmente feito pelos responsáveis legais. As equipes de referência dos centros socioeducativos avaliarão e autorizarão outros visitantes, que podem incluir parentes próximos. Crianças e adolescentes também podem acompanhar seus pais ou responsáveis.

O documento enfatiza a importância da entrega dos documentos pessoais e de saúde do jovem, garantindo o acesso aos seus direitos básicos, além de incentivar a regularidade nas visitas, seja presencial ou virtual, para assegurar o contato frequente com a família.

Outros aspectos abordados incluem a documentação necessária para as visitas, procedimentos de revista e normas de vestimenta dos visitantes, visando sempre garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos os envolvidos.

A iniciativa reflete o compromisso da Fundação CASA em promover uma interação familiar construtiva e apoiar o processo de ressocialização dos adolescentes, por meio de medidas educativas e humanizadas.

“A publicação da Cartilha da Família representa um marco no fortalecimento do vínculo familiar dos jovens em medidas socioeducativas. Acreditamos que a participação ativa da família é fundamental para o processo de ressocialização e para garantir que esses adolescentes tenham acesso aos seus direitos básicos. Este material visa não apenas orientar, mas também promover um ambiente seguro e humanizado nas visitas”, enfatiza a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

O material está disponível na íntegra no link https://fundacaocasa.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/Cartilha_da_Familia_2024.pdf.

Para informações sobre os dias, horários e para agendamentos de visitas, as famílias podem entrar em contato diretamente com os centros socioeducativos em suas regiões. Confira a lista de contatos no site https://fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/endereco-novo.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP